A CULTURA DE MARKETING NO FOMENTO DA ECONOMIA CRIATIVA: OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PORTO MÍDIA
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v4i1.57Palavras-chave:
Economia criativa, Marketing, Mídias, FomentoResumo
Este artigo discute a necessidade de incorporação do planejamento de marketing à economia criativa no estado de Pernambuco. De início, apresentamos conceitos norteadores da economia criativa e da criatividade empreendedora (HOWKINS e FLORIDA). Em seguida, discutimos o caso do Porto Mídia no Recife, com base na experiência acumulada pelo seu gestor, o professor Francisco Saboya. Ao final, concluímos que ainda existem desafios relevantes para a devida assimilação da cultura de negócios por parte dos empreendedores criativos locais. De modo que a promoção contínua de esforços conjuntos reunindo-se diferentes atores sociais (empreendedores, educadores, instituições públicas e privadas) permanece fundamental para estimularmos a capacitação dos profissionais da economia criativa no estado de Pernambuco e no Brasil, de modo geral.Referências
ANDRADE, Tarciana A. B. de; CASTILLO, Leonardo A. G.; ARRUDA, André O.; AZEVEDO, Guilherme; MATOSO, Aline C.; BRITO, Marcela A. de F.; Design driven innovation para economia criativa: em busca do fomento de inovação de significado para Porto Mídia, p. 28522863. In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4,
A cultura de marketing no fomento da economia criativa. São Paulo: Blucher, 2014.
FLORIDA, Richard. The rise of creative class. New York: Basic Books, 2002.
HOWKINS, John. The creative economy. How people make money from ideas. Londres: Penguin, 2001.
OLIVEIRA, João M. et. al. Panorama da economia criativa no Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada/ IPEA: Brasília, Rio de Janeiro, 2013 (Texto para discussão n. 1880). ISSN 14154765. Disponível em: http://repositorio. ipea.gov.br/bitstream/11058/2026/1/ TD_1880.pdf. Acesso em: 30 Maio 2015.
SANTAELLA, Lucia e MENDONÇA, Maria C. Reconfigurações da publicidade no ciberespaço: um cenário em construção. In: ATEM, Guilherme N.; OLIVEIRA, Thaiane M.; AZEVEDO, Sandro T. (Org.) Ciberpublicidade: discurso, experiência e consumo na cultura trasmidiática. Rio de Janeiro: E-Papers, 2014.
STATON, William J., ETZEL, Michael J. e WALKER, Bruce J. Fundamentals of marketing. International Edition/ Tenth Edition. Nova York: McGraw-Hill, 1994.
UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) Agência de Notícias, Observatório do Recife. Tecnologia. Recife cria Porto Mídia e é referência em Economia Criativa. 08 Ago. 2013. Disponível em: https://www. ufpe.br/agencia/index.php?option=com_ content&view =article&id=47543:tecnologia. Acesso em: 30 Maio 2015. Entrevista pessoal (realizada pela autora do artigo, em 16 de abril de 2015).
SABOYA, Francisco (Presidente do Núcleo de Gestão do Porto Digital e do Porto Mídia, no Recife, Pernambuco): Depoimento oral em entrevista pessoal, concedida a Maria Collier de Mendonça, em 16 de abril de 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Maria Collier de Mendonça
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0