ECONOMIA CRIATIVA: A CRIATIVIDADE COMO VALOR ECONÔMICO
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v4i1.56Palavras-chave:
Criatividade, Economia, Dimensão criativa, Arte e culturaResumo
O artigo apresenta reflexões sobre economia criativa, um conceito recente e bastante discutido, em que a criatividade é considerada um valor intangível que impulsiona a economia, especialmente relacionada aos setores produtivos de bens artísticos e culturais como o cinema, a moda, o artesanato, entre outros. Instituições governamentais entendem a necessidade de um projeto de política cultural como política econômica. Pensamos a criatividade como característica universal da humanidade, pois todas as pessoas têm uma capacidade criativa e a vontade de expressá-la como realização pessoal ou ação coletiva, no entanto, reconhecemos que permeia outros campos da sociedade. Associar a criatividade exclusivamente a essas áreas pode ser mais uma estratégia econômica que corresponde ao desejo de incorporar a dimensão criativa aos setores do consumo mercantil, que ainda discute como avaliar os produtos gerados, as noções de trabalho e não trabalho e de material e imaterial circunscritas no imaginário social.Referências
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