ECONOMIA CRIATIVA E IMAGEM: UMA REFLEXÃO SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES NO CAMPO DA PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v4i1.55Palavras-chave:
Fotografia, Economia, Criatividade, Produção, ComunicaçãoResumo
Este texto aborda as transformações do campo da produção fotográfica a partir do surgimento do conceito de Economia Criativa. Este momento, marcado pela adaptação dos meios de produção decorrente das mudanças provocadas na economia global pelo surgimento dos meios digitais e da comunicação em rede é refletido na sociedade como um todo. A análise aqui desenvolvida contempla os desdobramentos deste processo sobre o campo da fotografia.Referências
BELLOUR, Raymond. Entre Imagens – fotografia, cinema e vídeo. Papirus. Campinas, 1993.
BURMESTER, Cristiano. Fotografia - Do Analógico para o Digital: um estudo sobre as transformações no campo da fotografia publicitária. Dissertação de Mestrado. São Paulo, 2006.
BURMESTER, Cristiano. Fotografia – Do Estático para Movimento: um estudo sobre as transformações das narrativas fotográficas. Tese de Doutorado. São Paulo, 2013.
Burmester, C.F. | Economia Criativa e Imagem. Revista Arte 21, São Paulo, v.4, n.1, p. 24-31, jan.–jun. de 2015
COUCHOT, Edmond. Tecnologia na arte. Porto Alegre: UFRGS, 2003.
FLORIDA, Richard. O Grande Recomeço. Editora Elsevier. São Paulo, 2010.
FLORIDA, Richard. A Ascensão da Classe Criativa. L&PM Editores. São Paulo, 2011.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Aleph. São Paulo, 2008.
MACHADO, Arlindo. Máquina e Imaginário. Edusp. São Paulo, 2001.
SHIRKY, Clay. A cultura da participação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.
SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. Companhia das Letras. São Paulo, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Cristiano F. Burmester
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0