ECONOMIA CRIATIVA E IMAGEM: UMA REFLEXÃO SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES NO CAMPO DA PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v4i1.55

Palavras-chave:

Fotografia, Economia, Criatividade, Produção, Comunicação

Resumo

Este texto aborda as transformações do campo da produção fotográfica a partir do surgimento do conceito de Economia Criativa. Este momento, marcado pela adaptação dos meios de produção decorrente das mudanças provocadas na economia global pelo surgimento dos meios digitais e da comunicação em rede é refletido na sociedade como um todo. A análise aqui desenvolvida contempla os desdobramentos deste processo sobre o campo da fotografia.

Biografia do Autor

Cristiano F. Burmester, Pontifícia Universidade Católica (São Paulo)

Cristiano F. Burmester é fotógrafo profissional, professor da PUC-SP e preside a Associação Brasileira de Fotógrafos – ABRAFOTO. Seu trabalho pode ser visto no site: www.crisburmester.com.br

Referências

BELLOUR, Raymond. Entre Imagens – fotografia, cinema e vídeo. Papirus. Campinas, 1993.

BURMESTER, Cristiano. Fotografia - Do Analógico para o Digital: um estudo sobre as transformações no campo da fotografia publicitária. Dissertação de Mestrado. São Paulo, 2006.

BURMESTER, Cristiano. Fotografia – Do Estático para Movimento: um estudo sobre as transformações das narrativas fotográficas. Tese de Doutorado. São Paulo, 2013.

Burmester, C.F. | Economia Criativa e Imagem. Revista Arte 21, São Paulo, v.4, n.1, p. 24-31, jan.–jun. de 2015

COUCHOT, Edmond. Tecnologia na arte. Porto Alegre: UFRGS, 2003.

FLORIDA, Richard. O Grande Recomeço. Editora Elsevier. São Paulo, 2010.

FLORIDA, Richard. A Ascensão da Classe Criativa. L&PM Editores. São Paulo, 2011.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Aleph. São Paulo, 2008.

MACHADO, Arlindo. Máquina e Imaginário. Edusp. São Paulo, 2001.

SHIRKY, Clay. A cultura da participação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.

SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. Companhia das Letras. São Paulo, 2004.

Downloads

Publicado

05-01-2015

Como Citar

Burmester, C. F. (2015). ECONOMIA CRIATIVA E IMAGEM: UMA REFLEXÃO SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES NO CAMPO DA PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA. Arte 21, 4(1), 24–31. https://doi.org/10.62507/a21.v4i1.55