TORONTO, DINAMARCA E A INSULINA: A HISTÓRIA DE UMA RUPTURA TECNOLÓGICA QUE CULMINOU NA FEBRE CHAMADA OZEMPIC
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v23i2.536Palavras-chave:
Ozempic, Insulina, Inovação, Batalhas Tecnológicas, DiabetesResumo
Ozempic é uma droga para o tratamento do diabetes que ganhou os holofotes mundo afora devido a seu impacto na perda de peso corporal dos pacientes que o utilizam, tanto para o seu uso previsto em bula (controle do diabetes) quanto para o uso o -label (emagrecimento). O presente texto tem como objetivo principal entender a evolução da insulina a partir de seu momento original de testes, em um hospital de Toronto, no Canadá. Como uma molécula inovadora revolucionou o tratamento do diabetes até os dias atuais, quando passou a ser vista popularmente como opção para o controle do peso corporal com finalidades clínicas e estéticas. Essa análise de dará sob a ótica da competição de mercado, da dominância de um design e da inovação tecnológica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Francisco Carlos Tadeu Starke Rodrigues, Gabriel dos Inocentes Meneses

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0