EXPERIMENTAÇÕES EM SALA DE AULA: DO DIORAMA À PROPOSTA DE DESIGN CENOGRÁFICO
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v23i2.532Palavras-chave:
Design cenográfico, Cenografia, Ensino, Metodologia ativa, ExperimentaçãoResumo
A disciplina de Cenografia e Design Cênico no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo tem um papel central na formação dos alunos de Artes Cênicas, preparando-os teoricamente e praticamente para criação de cenários teatrais. Este artigo relata e analisa o processo de concepção cenográfica, do diorama à proposta de design em sala de aula. A abordagem pedagógica visa envolver ativamente os alunos, tornando-os protagonistas do aprendizado. São explorados objetivos, conteúdos, metodologias, temas de pesquisa, trabalho prático e evolução da disciplina, enfatizando práticas experimentais e desenvolvimento da linguagem cenográfica.
Referências
ANCHIETA, J. Cenograficamente: da cenografia ao figurino. São Paulo: Edições Sesc SP, 2015. BROOK, P. O espaço vazio. Rio de Janeiro: Orfeu Negro, 2016.
HOWARD, P. O que é cenografia? São Paulo: Edições Sesc SP, 2015.
MANTOVANI, A. Cenografia. São Paulo: Ática, 1989.
ORTIZ, S. R. L. Do espaço vazio ao círculo aberto: rumo à cenografia e indumentária sagradas de Peter Brook. São Paulo: Annablume, 2024.
__________. O espiritual e a cena: a transformação do espaço cênico dos espetáculos de Peter Brook. 2020. Tese (Doutorado em Artes) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.
RATTO, G. Antitratado de cenografia: variações sobre o mesmo tema. São Paulo: Senac, 1999.
ROUBINE, J.-J. A linguagem da encenação teatral. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. Traduzido por Yan Michalski.
SERRONI, J. C. Cenografia brasileira: notas de um cenógrafo. São Paulo: Edições Sesc SP, 2013.
SILVA, B. A. Construção de dioramas como estratégia de ensino investigativo de biologia com ênfase em zoologia e no enriquecimento ambiental. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sergio Ricardo Lessa Ortiz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0