POR QUE O SMALL SIZE IMPORTA? Consumo de moda, corpo e identidade

Autores

  • Francisco Mitraud Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Regiane Konopka Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Tatiane Andrade Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v22i1.465

Palavras-chave:

Moda, Small size, Identidade

Resumo

O artigo propõe uma reflexão sobre a moda small size, roupas para mulheres de baixa estatura. Revê, com base na literatura, o percurso da moda Plus Size, hoje reconhecida einstitucionalizada, que começou como movimento minoritário nos Estados Unidos e que se transformou nos Fat studies, passando depois a ser uma demanda para a indústria do varejo de moda. A seguir, refletimos questões ligadas à construção identitária da mulher baixinha e de como para o mercado e para a academia ela permanece um “mulher-invisível. Para conceituar o que consideramos para efeitos desse artigo como baixa-estatura, buscamos referência em trabalho da ABNT em conjunto com o Sebrae, chamado de Sizebr, e que culminou com a publicação da norma NBR 16933:2021. Essas informações e demandas são confrontadas com os aspectos de produção industrial da moda e as dificuldades de atendimento. Metodologicamente, além da revisão da literatura especializada, realizou-se uma pesquisa quantitativa com público específico. A pesquisa conclui que, apesar de haver uma demanda latente, ela não é suficiente para que a indústria da moda responda com produção adequada. Para que isso ocorra, é necessário que um movimento social com engajamento das mulheres de baixa estatura dê visibilidade aos seus anseios

Biografia do Autor

Francisco Mitraud, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGOM-ESPM). Professor do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisador.

Regiane Konopka, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGOM-ESPM). Professora, pesquisadora, executiva de moda.

Tatiane Andrade, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

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Publicado

14-07-2024

Como Citar

Mitraud, F., Konopka, R., & Andrade, T. (2024). POR QUE O SMALL SIZE IMPORTA? Consumo de moda, corpo e identidade. Arte 21, 22(1), 66–82. https://doi.org/10.62507/a21.v22i1.465