ESTRATÉGIAS VAREJISTAS: processos comerciais e comportamentais na atualidade

Autores

  • Osmar Dalquano Junior Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  • Otavio Pereira Lima Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v22i1.464

Palavras-chave:

Estratégia varejista, Processos comerciais, Experimentação e conversão

Resumo

Este artigo contempla reflexões emergentes no processo decisório de compra dos consumidores na sociedade brasileira, que surgiram durante a pandemia do COVID 19 e reverberam em desdobramentos contemporâneos, referenciando o varejo 4.0 e as estratégias de marcas para o conhecimento, a cativação e a conversão de clientes. Portanto, o entendimento do que se trata o varejo 4.0, as variações e os ajustes durante a jornada do consumidor é objetivo deste estudo. Tais olhares e reflexões estão pautados em movimentos de mercado apresentados nas últimas edições da NRF de Nova Iorque e vivência dos autores em polos comerciais de Minas Gerais, Paraná e Assunção, capital do Paraguai.

Biografia do Autor

Osmar Dalquano Junior, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Consultoria e Treinamento em performance empresarial com foco no mercado nacional e internacional. Especializada no desenvolvimento de projetos para o segmento de varejo e de franquias, missões internacionais e criação de planos de negócios (business plan) para o mercado americano.

Otavio Pereira Lima, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Mestre em História pela Ursidade Católica de São Paulo (2006). É professor do Centro Universitário Belas Artes para os cursos de Design e Midias Sociais Digitais. Tem experiência na área de varejo de moda, com ênfase em negócios e marketing e atua como consultor em empresa própria e para o Sebrae (SP, MG e PR) nas seguintes áreas: moda, retail design e gestão de estoques.

Referências

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Publicado

14-07-2024

Como Citar

Dalquano Junior, O., & Lima, O. P. (2024). ESTRATÉGIAS VAREJISTAS: processos comerciais e comportamentais na atualidade. Arte 21, 22(1), 58–65. https://doi.org/10.62507/a21.v22i1.464