METODOLOGIA RIZOMÁTICA: criando redes de compartilhamento de conhecimento e experiências
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v22i1.463Palavras-chave:
Metodologia rizomática, Rizoma de Deleuze, Redes de compartilhamentoResumo
O artigo apresentado explora a transformação das relações humanas e do conhecimento na era da informação. Inspirado por Gilles Deleuze, o texto contrasta o modelo tradicional da árvore do conhecimento com a abordagem rizomática, que promove uma rede não linear de conexões entre diversos campos do saber. Este modelo reflete a fluidez e dinamicidade da modernidade líquida descrita por Zygmunt Bauman, onde a volatilidade das relações sociais e de trabalho demanda constante adaptabilidade. A Metodologia Rizomática aplicada às empresas visa disseminar conhecimento tácito e experiências através de redes colaborativas, fortalecendo a inovação e a competitividade. A teoria da destruição criativa de Joseph Schumpeter, que destaca a importância da inovação empresarial, e o círculo dourado de Simon Sinek, que enfatiza o propósito nas ações empresariais, são incorporados para promover o crescimento sustentável. Esta metodologia busca transformar dados em conhecimento aplicável, incentivando a cooperação e a criação de uma rede de boas práticas. A abordagem rizomática permite que as empresas compartilhem suas histórias e estratégias, fomentando um ambiente de aprendizado contínuo e adaptável às rápidas mudanças do mercado globalizado.
Referências
BAUMAN, Zygmund. Modernidade Líquida. Ed Zahar, 2001.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Contraponto, Rio de Janeiro, 2012
DELEUZE, Gilles. Rizhome,Paris: Les éditions de Minuits, 1976.
DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Ed. Rio, 1976.
FRIEDMAN, Thomas L. O mundo é plano. Objetiva, Tio de Janiero, 2005
HAN, Byung-Chul. Sociedade da Transparência. Vozes, Petrópolis – RJ, 2017.
JAWORSKI, Joseph. Sincronicidade. Senac, São Paulo, 2014.
SCHMITT, Berdn H. Marketing Experimental, Nobel. São Paulo, 2000 SCHULTZ, Ron. Sabedoria e intuição. Editora Cultriz, São Paulo, 1994.
SINEK, Simon. Comece pelo porquê. Ed. Sextante, 2018.
SCHULTZ, Ron. Sabedoria e intuição. Ed. Cultrix/Amana, 1994.
WRIGHT, Robert. Por que o budismo funciona. Sextante, Rio de Janeiro, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Valeska Nakad
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0