METODOLOGIA RIZOMÁTICA: criando redes de compartilhamento de conhecimento e experiências

Autores

  • Valeska Nakad Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v22i1.463

Palavras-chave:

Metodologia rizomática, Rizoma de Deleuze, Redes de compartilhamento

Resumo

O artigo apresentado explora a transformação das relações humanas e do conhecimento na era da informação. Inspirado por Gilles Deleuze, o texto contrasta o modelo tradicional da árvore do conhecimento com a abordagem rizomática, que promove uma rede não linear de conexões entre diversos campos do saber. Este modelo reflete a fluidez e dinamicidade da modernidade líquida descrita por Zygmunt Bauman, onde a volatilidade das relações sociais e de trabalho demanda constante adaptabilidade. A Metodologia Rizomática aplicada às empresas visa disseminar conhecimento tácito e experiências através de redes colaborativas, fortalecendo a inovação e a competitividade. A teoria da destruição criativa de Joseph Schumpeter, que destaca a importância da inovação empresarial, e o círculo dourado de Simon Sinek, que enfatiza o propósito nas ações empresariais, são incorporados para promover o crescimento sustentável. Esta metodologia busca transformar dados em conhecimento aplicável, incentivando a cooperação e a criação de uma rede de boas práticas. A abordagem rizomática permite que as empresas compartilhem suas histórias e estratégias, fomentando um ambiente de aprendizado contínuo e adaptável às rápidas mudanças do mercado globalizado.

Biografia do Autor

Valeska Nakad, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Presidente da CPA, Coordenadora do Curso de Design de Moda e Professora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Sócia-Diretora da Empresa R2E - Retail2Engage - www.retail2engage.com (Harley Davidson - SEBRAE Paraná - Leroy Merlin) Coordenou o Curso de Design de Moda da FEBASP de 2011 a 2016 - 1a gestão. Coordenadora do Curso de DESIGN de Joalheria. Coordenador do Curso de Pós-graduação Consumo de Luxo em Mercados Emergentes - Belas Artes. É mestre em Comunicação Contemporânea pela Universidade Anhembi Morumbi, (2008). Especialista em Negócios da Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e em Business Communication pela FIU- Florida International University (FL-USA). Possui graduação em Desenho Industrial - Projeto do Produto pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998).

Referências

BAUMAN, Zygmund. Modernidade Líquida. Ed Zahar, 2001.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Contraponto, Rio de Janeiro, 2012

DELEUZE, Gilles. Rizhome,Paris: Les éditions de Minuits, 1976.

DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. Ed. Rio, 1976.

FRIEDMAN, Thomas L. O mundo é plano. Objetiva, Tio de Janiero, 2005

HAN, Byung-Chul. Sociedade da Transparência. Vozes, Petrópolis – RJ, 2017.

JAWORSKI, Joseph. Sincronicidade. Senac, São Paulo, 2014.

SCHMITT, Berdn H. Marketing Experimental, Nobel. São Paulo, 2000 SCHULTZ, Ron. Sabedoria e intuição. Editora Cultriz, São Paulo, 1994.

SINEK, Simon. Comece pelo porquê. Ed. Sextante, 2018.

SCHULTZ, Ron. Sabedoria e intuição. Ed. Cultrix/Amana, 1994.

WRIGHT, Robert. Por que o budismo funciona. Sextante, Rio de Janeiro, 2018.

Downloads

Publicado

14-07-2024

Como Citar

Nakad, V. (2024). METODOLOGIA RIZOMÁTICA: criando redes de compartilhamento de conhecimento e experiências. Arte 21, 22(1), 45–57. https://doi.org/10.62507/a21.v22i1.463