Diplomacia cultural, soft power e a representação da Rainha Elizabeth II no audiovisual

Autores

  • Demetrius Cesário Pereira Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  • Flávia Stawski Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v21i2.456

Palavras-chave:

Elizabeth II, Audiovisual, Soft power, Diplomacia cultural

Resumo

A pesquisa busca refletir sobre a influência da Rainha Elizabeth II por meio do audiovisual, com base nos conceitos de diplomacia cultural e soft power. Verifica-se, assim, a possibilidade de que o audiovisual teria reforçado a influência da monarca nas relações internacionais. Para isso, primeiramente teoriza-se sobre os conceitos de diplomacia cultural e soft power. Em seguida, o artigo se debruça sobre a figura de Elizabeth II como rainha britânica e de outros Estados soberanos, assim como chefe da Commonwealth. Por fim, analisa-se o papel do audiovisual na influência da monarca pelo globo. Com metodologia baseada em pesquisa bibliográfica, utilizam-se artigos acadêmicos, livros, notícias, entre outras fontes.

Biografia do Autor

Demetrius Cesário Pereira, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

 

Bacharel em Direito (UFPR) e Relações Internacionais (Universidade Tuiuti do Paraná).

Especialista em Direitos Humanos (USP) e Relações Internacionais (UCAM-RJ). Mestre em Relações Internacionais (UNESP, UNICAMP, PUC-SP).

Doutor em Ciência Política (USP).

Pós-doutor em Ciência Política (UFPR).

Professor dos cursos de Relações Internacionais da ESPM e Belas Artes (SP)

Flávia Stawski, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Bacharel em

Comunicação Social/Rádio e TV pela Faculdade Cásper Líbero e Artes Cênicas pela Universidade Federal do Paraná. Desenvolve sua carreira profissional nos principais canais de televisão do país como Rede Globo, Gazeta e Record, nas áreas de edição de vídeo e produção. Desde 2011 trabalha na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) onde já desempenhou a função de supervisora de edição de NIS (Núcleo de Imagem e Som), responsável pelo gerenciamento de projetos de equipe de editores, direção e consultoria de montagem em peças publicitárias, vídeos institucionais e projetos de ensino da

Escola.

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Publicado

18-06-2024

Como Citar

Pereira, D. C., & Stawski, F. (2024). Diplomacia cultural, soft power e a representação da Rainha Elizabeth II no audiovisual. Arte 21, 21(2), 18–29. https://doi.org/10.62507/a21.v21i2.456