ESTUDO DO CRESCIMENTO URBANO NA CIDADE DE SANTOS E A FORMAÇÃO DE REGIÕES SOCIOECONÔMICAS E AMBIENTAIS VULNERÁVEIS
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v20i01.448Palavras-chave:
Urbanização, Supervalorização Imobiliária, Assentamentos precários, Vulnerabilidade socioeconômica e ambientalResumo
O processo de industrialização no século XIX produziu uma acelerada expansão da mancha urbana, o que muitas vezes teve por resultado um planejamento mal estruturado e condições de vulnerabilidades socioeconômicas e ambientais para a população das cidades e regiões metropolitanas. A cidade de Santos, objeto de estudo do presente trabalho, abriga o maior porto da América Latina e ao longo das últimas décadas vem sofrendo uma descentralização da região com a migração da população para bairros boulevarizados, produzindo uma supervalorização fundiária na zona da orla e segregação da população de baixa renda para zonas de morro e de risco. Esse processo, cada vez mais acentuado, vem agravando as condições de moradia, saneamento básico e mobilidade dos moradores em maior vulnerabilidade. Através de um levantamento bibliográfico, legislações vigentes e indicadores socioeconômicos, foi possível analisar esse avanço da urbanização santista e efetuar um pré-diagnóstico da localização das zonas de ocupações irregulares e assentamentos precários, motivados especialmente pela supervalorização imobiliária de alguns bairros criados na cidade.
Referências
ACSELRAD, H. Justiça ambiental: ação coletiva e estratégias argumentativas. Justiça
ambiental e cidadania. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004.
ANDALAFT, R. Habitações Subnormais Precárias_Diagnóstico do Habitat Humano em Cortiços na Cidade de Santos, Litoral de SP, Brasil. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação da Universidade Santa Cecília, Santos. 2015
ARAÚJO, J. A. Sobre a cidade e o urbano em Henri Léfèbvre. GEOUSP - Espaço e Tempo, São Paulo, No31, pp. 133 - 142, 2012.
BRASIL, Prefeitura de Santos. Resumo Executivo de Santos – Litoral Sustentável, Desenvolvimento com Inclusão Social. 2012. Disponível em: https://polis.org.br/wp- content/uploads/2020/03/Resumo-Executivo-SANTOS-Litoral-Sustentavel.pdf acesso em jun. 2021.
CAMPBELL, M.C., Building Resilient Cities. RUAF Foundation: Resource Centres on Urban Agriculture & Food Security n.22, p.3, 2009.
FERREIRA, L. F. Qualidade ambiental das habitações de interesse social nos bairros Sol Nascente e Canaã II em Ituiutaba/MG. Dissertação de mestrado – Universidade Federal de Uberlândia, Programa de pós-graduação em Geografia. 2016
IBGE, 2019. Dados do município de Santos. Código 3548500. Disponível em > https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/sp/santos.html < Acesso em 05/2020
JAKOB, A. A. E. Análise sócio-demográfica da constituição do espaço urbano da Região Metropolitana da Baixada Santista no período 1960-2000. Campinas: Núcleo de Estudos de População/UNICAMP, nov.2003. 134p.
MARICATO, E. Para entender a crise urbana. [S.l: s.n.], 2015.
PRATES, A. P. L.; GONÇALVES, M. A.; ROSA, M. R. Panorama da conservação dos
ecossistemas costeiros e marinhos no Brasil. Brasília: MMA, 2012. 152 p.
RAWORTH, K. Um espaço seguro e justo para a humanidade. Podemos viver dentro de um “donut”? Texto para Discussão da Oxfam. Fevereiro de 2012. Disponível em > https://blogs.oxfam.org/en/blog/12-02-13-can-we-live-inside-doughnut-why-world- needs-planetary-and-social-boundaries/< Acesso em 04/2020
ROMERO, M. A., BRUNA, G. C. Metrópoles e o Desafio Urbano – Frente ao Meio Ambiente. Ed. Bluncher, volume 6, São Paulo, 2010.
SILVA, G. J. A. Cidades Sustentáveis: Uma Nova Condição Urbana. Estudo de Caso: Cuiabá-MT. Tese de doutorado - Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Brasília. Pág.16. 2011
VIANA, M. A.; MARUM, V. O. Impactos Urbanos da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás - Estudo de Caso em Santos, SP. Cad. Metrop., São Paulo, v. 22, n. 48, pp. 617-644, maio/ago; 2020.
VIANA, M. A., MARUM, V. O. Impactos urbanos da cadeia produtiva de petróleo e gás: estudo de caso em Santos, SP. Caderno Metrópole, 2020. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Impactos-urbanos-da-cadeia-produtiva-de- petr%C3%B3leo-e-Viana-Marum/15fff03bfd882d19807506433bf40fbea8fb2945 acesso em jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carolina Ceci Moino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0