MARKETING DE INFLUÊNCIA: Gatilhos Mentais e seu uso no Instagram

Autores

  • Adeline Fritzen Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  • Kleber Alves Pinto Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v19i2.445

Palavras-chave:

Marketing de influência, Instagram, Influenciadores, Conteúdo, Propaganda

Resumo

O objetivo do trabalho foi examinar o impacto negativo do emprego de gatilhos mentais nas ações realizadas por influenciadores nas redes sociais. Foi realizado um estudo de como o marketing digital se reflete no comportamento do consumidor. Os autores realizaram pesquisa mediante a plataforma Google Forms com usuários das redes a respeito de hábitos de consumo. Este artigo também se propõe a discutir os riscos da publicidade enganosa, também a partir de levantamento bibliográfico. As amostras da pesquisa feita permitiram analisar as informações sobre o impacto dos gatilhos mentais nos consumidores. As respostas aos questionários permitiram concluir que as atuais estratégias publicitárias de influenciadores causam rejeição e incômodo aos consumidores nos meios digitais.

Biografia do Autor

Adeline Fritzen, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Pós-Graduada em Comunicação e Marketing Digital pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e graduada em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi, em 2020.

Kleber Alves Pinto, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Jornalista e professor de Pós-graduação.

Graduação em Jornalismo pela PUC-SP, com Master em Jornalismo Digital pela Universidade de Navarra (Espanha), especialista em Gestão Integrada da Comunicação Digital para Ambientes Corporativos pela ECA-USP e Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP.

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Publicado

05-06-2024

Como Citar

Fritzen, A., & Pinto, K. A. (2024). MARKETING DE INFLUÊNCIA: Gatilhos Mentais e seu uso no Instagram. Arte 21, 19(2), 79–95. https://doi.org/10.62507/a21.v19i2.445