O IMPACTO DAS MÍDIAS SOCIAIS: Como as Redes Sociais Influenciam o Comportamento do Consumidor de Turismo

Autores

  • Raquel Lima de Melo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  • Márcia Auriani Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v18i1.432

Palavras-chave:

Mídias Sociais, Turismo, Comportamento, Aplicativos

Resumo

A Internet se tornou uma ferramenta essencial no nosso cotidiano e cada vez mais ferramentas, aplicativos e novidades surgem com o propósito de atender às novas necessidades do consumidor. Com o avanço tecnológico, o mundo foi impactado e o segmento turístico teve drásticas mudanças, isso porque os hábitos dos consumidores foram fortemente modificados. Agora, esses consumidores são conectados, ativos em redes sociais, e buscam opiniões e informações antes de fechar qualquer compra. As redes sociais, além de se tornarem um canal de informação, de geração de conteúdos e, principalmente, um ambiente para compartilhar experiências, passaram a ser mais acessadas via telefonia móvel e possibilitaram ao consumidor ter, de qualquer lugar, a informação na palma de sua mão. O objetivo deste projeto é apresentar as mudanças ocorridas no cenário do turismo e analisar os impactos das redes sociais no comportamento do consumidor de turismo para explorar o desenvolvimento de aplicativos voltados ao segmento e o potencial ainda a ser explorado. A pesquisa propõe, então, o desenvolvimento do aplicativo chamado Trippin, uma rede social voltada especificamente ao turismo, cujo principal objetivo é estimular e se aproveitar da troca de experiências entre os usuários, criando um espaço que sirva de inspiração e base para pesquisa e planejamento de viagens. Analisar os comportamentos dos consumidores é sempre importante, já que o turismo é um meio dinâmico, no qual qualquer mudança abre espaço para encontrar novas oportunidades de negócios.

Biografia do Autor

Raquel Lima de Melo, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Pós-graduada em Gestão em Economia Criativa pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Graduada em Design de Moda pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Márcia Auriani, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Coordenadora e professora da Pós-Graduação do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Paulista.

Pós-graduada em Administração em Marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

Graduada em Administração de Empresas. Extensão em Marketing Digital pela HSM Educação (Ensino Superior pela Laureate International Universities, Propaganda e Marketing pela ESPM)

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Publicado

30-05-2024

Como Citar

Melo, R. L. de, & Auriani, M. (2024). O IMPACTO DAS MÍDIAS SOCIAIS: Como as Redes Sociais Influenciam o Comportamento do Consumidor de Turismo. Arte 21, 18(1), 81–101. https://doi.org/10.62507/a21.v18i1.432