SUPEREXPOSIÇÃO DE CRIANÇAS EM REDES SOCIAIS: Uma Análise do Youtube Kids

Autores

  • Beatriz Matos dos Reis Rocha Centro Universitário Belas Artes
  • Carolina Mendes Bento Ferreira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v18i1.430

Palavras-chave:

Redes Sociais, Controle Parental, Crianças, Tecnologia

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo investigar as implicações da utilização da plataforma YouTube Kids por crianças e também analisar a usabilidade da plataforma, principalmente no contexto de exploração dos dados pessoais de seus usuários crianças. Desse modo, para elucidar o funcionamento dela e de sua segurança, foram utilizados, como objetos de análise, o Aviso de Privacidade e a Política de Privacidade do Google, além da análise do canal do youtuber Luccas Neto.

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O trabalho desenvolvido adotou como metodologia a abordagem de pesquisa exploratória,

o que proporcionou a construção de maior familiaridade com o problema da pesquisa do trabalho de conclusão de curso. Entende-se essa metodologia como a mais adequada pelo fato de se tratar de uma investigação de um fenômeno atual (acesso às redes sociais por crianças e adolescentes). Foram adotadas nesta pesquisa duas principais atividades da abordagem apresentadas pelo autor: levantamento bibliográfico e análise de exemplos que estimulem a compreensão. Por meio de leitura exploratória de artigos relacionados aos direitos das crianças, navegação segura na internet para crianças, privacidade infantil e design centrado no usuário, o objetivo central é analisar se o Youtube Kids é realmente um ambiente seguro para crianças. No ano de 2015, a plataforma foi lançada de forma gratuita para a utilização de crianças acompanhadas pelos seus pais, como um meio de promover uma navegação segura para elas, mas, apesar disso, ocasionalmente, são encontrados conteúdos impróprios para os usuários, como no caso recém denunciado pela Tech Transparency Project (TPP), uma organização que investiga empresas de tecnologia.

Biografia do Autor

Beatriz Matos dos Reis Rocha, Centro Universitário Belas Artes

Formada em Design pela PUC-SP e especialista em Comunicação e Marketing Digital, pelo Centro Universitário Belas Artes.

Atualmente é Analista de Projetos Web, no Centro de Estudos Sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do NIC.br.

Carolina Mendes Bento Ferreira, Universidade Estadual de Campinas

Relações Públicas, Mestre em Divulgação Científica e Cultura pelo Labjor (Unicamp).

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Publicado

30-05-2024

Como Citar

Rocha, B. M. dos R., & Ferreira, C. M. B. (2024). SUPEREXPOSIÇÃO DE CRIANÇAS EM REDES SOCIAIS: Uma Análise do Youtube Kids. Arte 21, 18(1), 28–59. https://doi.org/10.62507/a21.v18i1.430