METODOLOGIA ATIVA APLICADA: Um relato de ensino e aprendizagem do curso de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Autores

  • Elisabeth Cristina do Amaral Ecker Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  • Sérgio Ricardo Lessa Ortiz Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v17i2.424

Palavras-chave:

Ensino aprendizagem, Estratégia de ensino, Metodologia ativa, Projeto de arquitetura

Resumo

Considerando que, atualmente, as mudanças na sociedade são profundas e que as tecnologias digitais fazem parte da vida do aluno de graduação, significativamente, como nunca havia sido antes, os processos de ensino aprendizagem se transformaram também, deixando clara a convicção de que o fazer e a reflexão andam juntos. Este artigo tem como foco registrar as metodologias ativas e práticas docentes utilizadas no curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Este processo de trabalho pedagógico acontece com os alunos ingressantes no primeiro semestre do curso, e faz parte de uma série de exercícios e metodologias utilizadas durante o semestre, as quais buscam, efetivamente, uma atuação conjunta entre aluno e professor no fazer a aula com efetiva absorção de conhecimentos e visão crítica do aluno. Abordaremos duas atividades realizadas pelos discentes no primeiro bimestre do primeiro semestre de 2018.

Biografia do Autor

Elisabeth Cristina do Amaral Ecker, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo Mackenzie.

Especialista em Magistério para o Ensino Superior (2012) e Licenciatura em Artes (2011), ambos pelo Centro Universitário Belas Artes.

Docente nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, Design de Produto e Design de Games no Centro Universitário Belas Artes

Sérgio Ricardo Lessa Ortiz, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP (2005), mestrado e doutorado em Artes pela ECA-USP (2013/2020). É sócio do escritório SLH Arquitetos Associados. Atualmente é professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, um dos coordenadores do curso de Arquitetura e Urbanismo e coordenador dos cursos de Pós-Graduação: Cenografia e Figurino, Design de Interiores e Direção de Arte em Comunicação desta Instituição.

Referências

ANASTASIOU, L. G. C. Metodologia do Ensino Superior: da prática docente a uma possível teoria pedagógica. Curitiba: IBPEX, 1998.

ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (orgs). Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 8a ed. Santa Catarina: UNIVILLE, 2009.

CARDIM, Patrícia; LEITE, Sydney F.; RODRIGUES, Flávia L. Metodologias ativas de ensino: Estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação. São Paulo: Ed. Belas Artes, 2018.

MAZUR, Eric. Peer instruction: a revolução da aprendizagem ativa. Porto alegre: Ed. Penso, 2015.

MORIN, Edgar. O método 3: conhecimento do conhecimento. 3a ed. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2005.

PANERO, Julius; ZELNIK, Martin. Dimensionamento humano para espaços interiores. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.

Sites:

http://origemdapalavra.com.br/?s=ensinar Acesso em: 22/07/18 https://www.dicio.com.br/apreender/ Acesso em: 22/07/18

Downloads

Publicado

23-05-2024

Como Citar

Ecker, E. C. do A., & Ortiz, S. R. L. (2024). METODOLOGIA ATIVA APLICADA: Um relato de ensino e aprendizagem do curso de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Arte 21, 17(2), 24–39. https://doi.org/10.62507/a21.v17i2.424