METODOLOGIA ATIVA APLICADA: Um relato de ensino e aprendizagem do curso de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v17i2.424Palavras-chave:
Ensino aprendizagem, Estratégia de ensino, Metodologia ativa, Projeto de arquiteturaResumo
Considerando que, atualmente, as mudanças na sociedade são profundas e que as tecnologias digitais fazem parte da vida do aluno de graduação, significativamente, como nunca havia sido antes, os processos de ensino aprendizagem se transformaram também, deixando clara a convicção de que o fazer e a reflexão andam juntos. Este artigo tem como foco registrar as metodologias ativas e práticas docentes utilizadas no curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Este processo de trabalho pedagógico acontece com os alunos ingressantes no primeiro semestre do curso, e faz parte de uma série de exercícios e metodologias utilizadas durante o semestre, as quais buscam, efetivamente, uma atuação conjunta entre aluno e professor no fazer a aula com efetiva absorção de conhecimentos e visão crítica do aluno. Abordaremos duas atividades realizadas pelos discentes no primeiro bimestre do primeiro semestre de 2018.
Referências
ANASTASIOU, L. G. C. Metodologia do Ensino Superior: da prática docente a uma possível teoria pedagógica. Curitiba: IBPEX, 1998.
ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (orgs). Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 8a ed. Santa Catarina: UNIVILLE, 2009.
CARDIM, Patrícia; LEITE, Sydney F.; RODRIGUES, Flávia L. Metodologias ativas de ensino: Estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação. São Paulo: Ed. Belas Artes, 2018.
MAZUR, Eric. Peer instruction: a revolução da aprendizagem ativa. Porto alegre: Ed. Penso, 2015.
MORIN, Edgar. O método 3: conhecimento do conhecimento. 3a ed. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2005.
PANERO, Julius; ZELNIK, Martin. Dimensionamento humano para espaços interiores. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.
Sites:
http://origemdapalavra.com.br/?s=ensinar Acesso em: 22/07/18 https://www.dicio.com.br/apreender/ Acesso em: 22/07/18
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Elisabeth Cristina do Amaral Ecker, Sérgio Ricardo Lessa Ortiz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0