DE TARZAN A CAPITÃO PHILIPS: AS IMAGENS DA ÁFRICA NAS TELAS DE HOLLYWOOD

Autores

  • Sidney Ferreira Leite Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v3i3.42

Palavras-chave:

África, Cultura da mídia, Cinema, Hollywood

Resumo

Os filmes são poderosas ferramentas para a construção do imaginário da sociedade contemporânea. O presente artigo concentra-se em películas emblemáticas como: A Fuga de Tarzan e As Minas do Rei Salomão. Esse, produzido após a 2ª Guerra Mundial, criou um modelo que foi reproduzido em outras produções que tiveram a África como cenário. O objetivo é detectar imagens e representações ideológicas mais constantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tornou possível identificar, entre outros aspectos, que produções mais contemporâneas, como Capitão Phillips, perpetuam imagens construídas nas primeiras produções hollywoodianas sobre a África.

Biografia do Autor

Sidney Ferreira Leite, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Professor e Pró-Reitor Acadêmico do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Doutor em História Social - Universidade de São Paulo, 1998.

Referências

BARTHES, Roland. Mitologias. SP: Ed. DIFEL, 1975.

CONNELY, Edmund. Understanding Hollywood: Racial Role-Reversals. The Ocidental Quarterly, vol.9, no. 2, Summer, 2009.

DOKOTUM, Okaka Opio- Hollywood’s Africa: Recycling The Myth of the “Dark Continent” from 1950 to 2010, Kyambogo University.

GREGG, Robert W. International Relations on Film. London, Lynne Rienner Publishers, 1998.

HERNANDEZ, Leila Leite. A África na Sala de Aula. São Paulo: Selo Negro, 2008.

HIGGINS, Maryellen (org.). Hollywood’s Africa after 1994. Ohio, Ohio University, 2004.

HOGGARD, Rider H. As minas do Rei Salomão. São Paulo: Cipione, 2003

KELLNER, DOUGLAS . Cultura da Mídia. Bauru, EDUSC, 2001.

RYAN, Michael e. Câmera Política: the politics and ideology os contemporany Hollywood film. Indiana, Indiana University Press, 1990.

LEITE, Sidney Ferreira. O Cinema Manipula a Realidade? São Paulo: ED. Paulus, 2004.

SENGER, Guilherme Felkl. História da África contemporânea e cinema: estudo das representações dos filmes o Último Rei da Escócia”, Diamantes de Sangue” e “O Jardineiro Fiel”. Aedos, n. 11, vol. 4-set, 2002.

SHAPIRO, Michael J. Cinematic Geoplitics. New York, Routledge, 2009.

WEBER, Cynthia. Imagining America at War: morality, politics, and film. International Relations Theory: a critical introduction. New York, Routledge, 2005.

Downloads

Publicado

30-11-2014

Como Citar

Leite, S. F. (2014). DE TARZAN A CAPITÃO PHILIPS: AS IMAGENS DA ÁFRICA NAS TELAS DE HOLLYWOOD. Arte 21, 3(3), 38–52. https://doi.org/10.62507/a21.v3i3.42