DE TARZAN A CAPITÃO PHILIPS: AS IMAGENS DA ÁFRICA NAS TELAS DE HOLLYWOOD
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v3i3.42Palavras-chave:
África, Cultura da mídia, Cinema, HollywoodResumo
Os filmes são poderosas ferramentas para a construção do imaginário da sociedade contemporânea. O presente artigo concentra-se em películas emblemáticas como: A Fuga de Tarzan e As Minas do Rei Salomão. Esse, produzido após a 2ª Guerra Mundial, criou um modelo que foi reproduzido em outras produções que tiveram a África como cenário. O objetivo é detectar imagens e representações ideológicas mais constantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tornou possível identificar, entre outros aspectos, que produções mais contemporâneas, como Capitão Phillips, perpetuam imagens construídas nas primeiras produções hollywoodianas sobre a África.Referências
BARTHES, Roland. Mitologias. SP: Ed. DIFEL, 1975.
CONNELY, Edmund. Understanding Hollywood: Racial Role-Reversals. The Ocidental Quarterly, vol.9, no. 2, Summer, 2009.
DOKOTUM, Okaka Opio- Hollywood’s Africa: Recycling The Myth of the “Dark Continent” from 1950 to 2010, Kyambogo University.
GREGG, Robert W. International Relations on Film. London, Lynne Rienner Publishers, 1998.
HERNANDEZ, Leila Leite. A África na Sala de Aula. São Paulo: Selo Negro, 2008.
HIGGINS, Maryellen (org.). Hollywood’s Africa after 1994. Ohio, Ohio University, 2004.
HOGGARD, Rider H. As minas do Rei Salomão. São Paulo: Cipione, 2003
KELLNER, DOUGLAS . Cultura da Mídia. Bauru, EDUSC, 2001.
RYAN, Michael e. Câmera Política: the politics and ideology os contemporany Hollywood film. Indiana, Indiana University Press, 1990.
LEITE, Sidney Ferreira. O Cinema Manipula a Realidade? São Paulo: ED. Paulus, 2004.
SENGER, Guilherme Felkl. História da África contemporânea e cinema: estudo das representações dos filmes o Último Rei da Escócia”, Diamantes de Sangue” e “O Jardineiro Fiel”. Aedos, n. 11, vol. 4-set, 2002.
SHAPIRO, Michael J. Cinematic Geoplitics. New York, Routledge, 2009.
WEBER, Cynthia. Imagining America at War: morality, politics, and film. International Relations Theory: a critical introduction. New York, Routledge, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Sidney Ferreira Leite
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0