O entrever da história nas narrativas de Luiz Ruffato
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v2i1.34Palavras-chave:
Luiz Ruffato, Narrativas, HistóriaResumo
Em regra, a expectativa que se tem de uma resenha é que ela esteja associada a algo novo, isto é, ao lançamento recente de um livro, à abertura de uma exposição, ao concerto que ainda ontem fez sua estreia. O texto que ora apresentamos, no entanto, assume o risco de frustrartal expectativa por duas razões: primeiramente, motiva-se não por uma estreia literária, propriamente, mas por uma reedição, a décima primeira,“revista e definitiva”, de Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato, obra publicada, originalmente, em 2001; e, além disso, pelo fato de que não trataremos, exatamente, do livro em si, mas das relações que estabelece como conjunto da obra, especialmente, com os cinco volumes que compõem o ciclo narrativo intitulado Inferno Provisório.Referências
RODRÍGUEZ MONEGAL, Emir. “Tradição e Renovação”.In.: FERNANDÉZ MORENO, César (Org.). América Latina em sua Literatura. São Paulo: Perspectiva, 1979. pp. 131-159.
RUFFATO, Luiz.“Sabe com quem está falando?”.In: El Pais, 24 de novembro de 2013. Disponível em: http://brasil.elpais.com/brasil/2013/11/24/opinion/1385331331_329784.html. Consulta realizada em 4/12/2013.
TRIGO, Luciano. “Ficção de Luiz Ruffato permanece fiel à classe operária”. In.: Maquina de Escrever. PortalG1, 9 de dezembro de 2011. Disponível em: http://g1.globo.com/platb/maquinadeescrever/?s=ruffato. Consulta realizada em 28/11/2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Júlio César Machado de Paula
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0