EXPERIÊNCIA E POBREZA: PARA APRENDER ALGUNS DOS SENTIDOS DA MÚSICA CONTEMPORÂNEA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v1i1.3Palavras-chave:
Cultura, Contemporâneo, Experiência, Sociedade, Música BrasileiraResumo
O presente artigo tem como objetivo propor uma leitura do texto “Experiência e Pobreza”, de Walter Benjamin, tentando, a partir dela, realizar uma breve incursão pelos sentidos que encontramos nas manifestações contemporâneas da cultura brasileira. Como o assunto se apresenta num contexto muito amplo, o recorte escolhido foi a análise de algumas experiências da música brasileira contemporânea.
Referências
BOTTALLO, Marilúcia. A mediação cultural e a construção de uma vanguarda institucional: o caso da arte construtiva brasileira. São Paulo: 2011. 242 p.:il.Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes / Universidade de São Paulo.
GUARNIERI, Waldisa Rússio Camargo – Conceito de cultura e sua inter-relação com o patrimônio cultural e a preservação. Cadernos Museológicos nº3, IBPC, RJ, 1990.
HIGGINS, Hannah. Fluxus Experience. University of California Press, Berkeley and Los Angeles, 2002.
HUYSSEN, Andreas. Escapando da amnésia: o museu como cultura de massa. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. n.23. Trad. Valéria Lamego. Rio de Janeiro: IPHAN/MinC, 1994.
MOLES, Abraham Teoría de los objetos. Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 1975.
POMIAN, Krysztof. Enciclopédia Einaudi. História e Memória. V.1. Verbete: Coleção. Fernando Gil (coord.). Tradução Suzana Ferreira Borges, Imprensa Nacional / Casa da Moeda, Porto, Portugal, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Marcos Vinícius F. de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0