EXPERIÊNCIA E POBREZA: PARA APRENDER ALGUNS DOS SENTIDOS DA MÚSICA CONTEMPORÂNEA NO BRASIL

Autores

  • Marcos Vinícius F. de Oliveira Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v1i1.3

Palavras-chave:

Cultura, Contemporâneo, Experiência, Sociedade, Música Brasileira

Resumo

O presente artigo tem como objetivo propor uma leitura do texto “Experiência e Pobreza”, de Walter Benjamin, tentando, a partir dela, realizar uma breve incursão pelos sentidos que encontramos nas manifestações contemporâneas da cultura brasileira. Como o assunto se apresenta num contexto muito amplo, o recorte escolhido foi a análise de algumas experiências da música brasileira contemporânea.

Biografia do Autor

Marcos Vinícius F. de Oliveira, Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora

Professor do Mestrado em Literatura Brasileira do CES-JF/ Puc-Minas.

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Referências

BOTTALLO, Marilúcia. A mediação cultural e a construção de uma vanguarda institucional: o caso da arte construtiva brasileira. São Paulo: 2011. 242 p.:il.Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes / Universidade de São Paulo.

GUARNIERI, Waldisa Rússio Camargo – Conceito de cultura e sua inter-relação com o patrimônio cultural e a preservação. Cadernos Museológicos nº3, IBPC, RJ, 1990.

HIGGINS, Hannah. Fluxus Experience. University of California Press, Berkeley and Los Angeles, 2002.

HUYSSEN, Andreas. Escapando da amnésia: o museu como cultura de massa. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. n.23. Trad. Valéria Lamego. Rio de Janeiro: IPHAN/MinC, 1994.

MOLES, Abraham Teoría de los objetos. Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 1975.

POMIAN, Krysztof. Enciclopédia Einaudi. História e Memória. V.1. Verbete: Coleção. Fernando Gil (coord.). Tradução Suzana Ferreira Borges, Imprensa Nacional / Casa da Moeda, Porto, Portugal, 1985.

Downloads

Publicado

06-11-2013

Como Citar

Oliveira, M. V. F. de. (2013). EXPERIÊNCIA E POBREZA: PARA APRENDER ALGUNS DOS SENTIDOS DA MÚSICA CONTEMPORÂNEA NO BRASIL. Arte 21, 1(1), 20–27. https://doi.org/10.62507/a21.v1i1.3