Dos diálogos públicos ao Mapa dos Graffitis
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v2i1.29Palavras-chave:
Narrativas, Experiências urbanas, Diálogos públicos, Escrita da cidadeResumo
O artigo mapeia o percurso da pesquisa iniciada com a dissertação de mestrado da autora, e busca compreender as situações comunicativas que se desenrolam por meio das práticas de escrita da cidade e seus diálogos públicos. O percurso começa com uma observação periódica das ruas, produção de registros fotográficos e de mapas como dispositivos de memória e vai ao entendimento da internet como uma nova tecnologia que passa a compor tais práticas culturais, investigando como isso ocorre. A produção e análise inicial de entrevistas semi-estruturadas, contidas no Mapa dos Grafftis, também compõem a narrativa sobre as narrativas das experiências urbanas.Referências
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas Vol. I – Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas Vol. III – Rua de Mão única. São Paulo: Editora Brasiliense,
BRETAS, Beatriz. Interações Híbridas. In: Cultura em Fluxo, Novas Mediações em Rede. Org. BRASIL,
André; JESUS, Eduardo de; FALCI, Carlos Henrique e ALZAMORA, Geane. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2004.
CERTEAU, Michel de.. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 2004.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Trad. Vera Casa Nova e Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
FONSECA, Cristina. A poesia do acaso. São Paulo, T.A.Queiroz Editor: 1981.
GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992
JACQUES, Paola Berenstein. Espetacularização Urbana Contemporânea. Cadernos do PPGA-UFA-UFBA, número especial “Territórios Urbanos e Políticas Culturais”. Salvador: Editora UFBA, 2004.
JACQUES, Paola Berenstein. Elogio aos errantes. Salvador: EDUFBA; 2012.
MARQUES, Ângela Cristina Salgueiro. Três bases estéticas comunicacionais da política: cenas de dissenso, criação do comum e modos de resistência. In: Anais do XXI Encontro da Compôs, UFJF, Juiz de Fora, 2012.
MATOS, Daniela Abreu e MIGLIANO, Milene. Intervenção urbana e a constituição de territórios simbólicos de resistência no centro de BH. São Paulo: Revista Ponto Urbe, Sessão Cir-kula, 2009.
OLIVEIRA, Rita de Cássia Alves. Estéticas juvenis: intervenções nos corpos e na metrópole. In: Comunicação, mídia e consumo. Ano 4, vol.4, n°9. São Paulo: ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, 2007.
PAIXÃO, Sandro José Cajéda. O meio é a paisagem: pixação e grafite como intervenções em São Paulo. Orientação de Artur Matuck. Dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte, Universidade de São Paulo, 2011
RANCIÈRE, Jacques. Políticas da escrita. Trad. Raquel Ramalhete, Laís Eleonora Vilanova, Ligia Vassalo e Eloísa de Araújo Ribeiro. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
RANCIÈRE, Jacques. O desentendimento: Política e Filosofia. Trad. Ângela Leite Lopes. São Paulo: Ed. 34, 1996.
RIBEIRO, Ana Clara Torres. Outros territórios, outras mapas. En: OSAL: Observatório Social da America Latinha, Ano 6, no. 16, (Junho 2005) Buenos Aires: CLACSO, 2005.
SILVA, Regina H. A. etalli. Dispositivos de memória e narrativas do espaço urbano: cartografias flutuantes no tempo e espaço. E-compós, Brasília, v.11, n.1, jan/abr 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Milene Migliano Gonzaga
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0