A gramática de Artur Lescher
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v2i1.28Palavras-chave:
Artur Lescher, Arte Brasileira, Arte Construtiva, Gramática, AlegoriaResumo
O artigo visa contribuir para a caracterização da obra ou imaginário artístico de Artur Lescher. Destaca que a pureza de suas formas resulta de estruturas não compositivas, embora integre sua gramática, elementos de tensão, tanto entre materiais em uma mesma obra, quanto entre as obras uma vez dispostas na galeria. Face a essa obra de matriz construtiva, que se abre, contudo, à alegoria, o fruidor é instado a desentranhar o enigma da imagem. Nesse aspecto reside o poder de negatividade, de crítica social ou política de sua arte.Referências
AMARAL, Aracy. “A tática da elegância: entre o espacial e o serial”. In Artur Lescher. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
BAUDELAIRE, Charles. O Pintor da vida Moderna. Belo Horizonte: Autêntica; 2010.
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34; 2002.
BRAGA, Paula. Rio-Máquina, São Paulo: Galeria Nara Roesler. 2008 (disponível em www.nararoesler.com.br.).
COCCHIARALE, Fernando. “Da contemplação ao suprassensorial”. In Hélio Oiticica: museu é o mundo. São Paulo: Itaú Cultural, 2010.
FREUD, Sigmund. “O inquietante”. In História de uma neurose infantil (`O Homem dos Lobos`), Além do princípio do prazer e outros textos (1917-1920”. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
LESCHER, Artur. “Artur Lescher”. In Documenta Vídeo Brasil; s/d. “Enciclopédia Itaú Cultural Artes Vídeos”, 2005 (disponível em www.itaucultural.org.br.).
LESCHER, Artur. “Artur Lescher e o seu pensamento pantográfico na galeria Nara Roesler em São Paulo”.
Entrevista a Camila Belchior e Lívia Debbané. In Banboo: plataforma: site, mídias sociais e revista impressa. (disponível em www.banboonet.com.br.).
NESTROVSKI, Arthur. “Silêncio e matéria”. In Artur Lescher. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
PIGNATARI, Décio. Poesia Pois É Poesia. São Paulo: Ateliê Editoral; 1996.
VALÉRY, Paul. Les Cahiers de Paul Valéry: A serpente e o pensar. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.
VALÉRY, Paul. “Introdução ao método de Leonardo da Vinci”. In Variedades. São Paulo: Iluminuras, 1991.
VALÉRY, Paul. Eupalinos ou o Arquiteto. Rio de Janeiro: Editora 34; 1996.
VENÂNCIO FILHO, Paulo. Metal Líquido. São Paulo: Galeria Nara Roesler. 2008 (disponível em www.nararoesler.com.br).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Ricardo Nascimento Fabbrini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0