RESIDUAIS: SENTIDOS DO CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Helena Freddi Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v1i1.2

Palavras-chave:

Arte, Gravura em metal, Imagem, Memória

Resumo

Na série de trabalhos gráficos intitulada Residuais, o interesse humano na apreensão da realidade sob a interferência constante do tempo e do espaço, é trabalhado poeticamente. A memória é o instrumento mediador, entre o campo da criação e o da matéria gráfica, residual, formada por fragmentos de estampas, textos, fotocópias entre outros diversos elementos remanescentes da atividade do ateliê de gravura em metal. A sobreposição destas matérias impressas esclarece o procedimento cumulativo das experiências vividas encobertas pelo tempo da vivência.

Biografia do Autor

Helena Freddi, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Professora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Doutora em Poéticas Visuais (USP)

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O homem sem conteúdo. Tradução Claudio Oliveira. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. IN: Obras completas. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. 5.ed. São Paulo: Brasiliense, 1993. 254 p. p. 165 – 170

BUTI, Marco e LETYCIA, Anna (org). Gravura em Metal. São Paulo: EDUSP, 2002.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. Tradução Ivo Barroso. São Paulo, Companhia das Letras, 1990.

CAUQUELIN, Anne. Teorias da Arte. São Paulo: Martins, 2005.

DERRIDA, Jacques. Pensar em não ver. Tradução Marcelo Jacques de Moraes. Florianópolis: UFSC, 2012.

FREDDI, Helena. Espaço Gráfico: Arquitetura Poética. 48 f. Tese (Doutorado em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2003.

FREDDI, Helena. Rastros. In: Graphias Casa da Gravura. Entretempos: Novas Visagens. São Paulo: 2013.

GADAMER, Hans-Georg. A atualidade do belo: a arte como jogo símbolo e festa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1985.

TATARKIEWICZ, Władysław. Historia de seis ideas - Arte, belleza, forma, creatividad, mímesis, experiencia estética. Madrid: Tcnos, 2001.

VATTIMO, Gianni. A sociedade transparente. Tradução Carlos A. de Brito. Lisboa: Edições 70, s/d.

Downloads

Publicado

06-11-2013

Como Citar

Freddi, H. (2013). RESIDUAIS: SENTIDOS DO CONTEMPORÂNEO. Arte 21, 1(1), 10–19. https://doi.org/10.62507/a21.v1i1.2