RESIDUAIS: SENTIDOS DO CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v1i1.2Palavras-chave:
Arte, Gravura em metal, Imagem, MemóriaResumo
Na série de trabalhos gráficos intitulada Residuais, o interesse humano na apreensão da realidade sob a interferência constante do tempo e do espaço, é trabalhado poeticamente. A memória é o instrumento mediador, entre o campo da criação e o da matéria gráfica, residual, formada por fragmentos de estampas, textos, fotocópias entre outros diversos elementos remanescentes da atividade do ateliê de gravura em metal. A sobreposição destas matérias impressas esclarece o procedimento cumulativo das experiências vividas encobertas pelo tempo da vivência.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O homem sem conteúdo. Tradução Claudio Oliveira. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. IN: Obras completas. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. 5.ed. São Paulo: Brasiliense, 1993. 254 p. p. 165 – 170
BUTI, Marco e LETYCIA, Anna (org). Gravura em Metal. São Paulo: EDUSP, 2002.
CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. Tradução Ivo Barroso. São Paulo, Companhia das Letras, 1990.
CAUQUELIN, Anne. Teorias da Arte. São Paulo: Martins, 2005.
DERRIDA, Jacques. Pensar em não ver. Tradução Marcelo Jacques de Moraes. Florianópolis: UFSC, 2012.
FREDDI, Helena. Espaço Gráfico: Arquitetura Poética. 48 f. Tese (Doutorado em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2003.
FREDDI, Helena. Rastros. In: Graphias Casa da Gravura. Entretempos: Novas Visagens. São Paulo: 2013.
GADAMER, Hans-Georg. A atualidade do belo: a arte como jogo símbolo e festa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1985.
TATARKIEWICZ, Władysław. Historia de seis ideas - Arte, belleza, forma, creatividad, mímesis, experiencia estética. Madrid: Tcnos, 2001.
VATTIMO, Gianni. A sociedade transparente. Tradução Carlos A. de Brito. Lisboa: Edições 70, s/d.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Helena Freddi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0