COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE DESIGN DE INTERIORES: ESTUDO DE FATORES QUE INFLUENCIAM A TOMADA DE DECISÃO DE COMPRA

Autores

  • Patrycia Costa Esteve Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  • Dario de Barros Vedana Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v16i1.159

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, Design de interiores, Carreira, Marketing, Vendas

Resumo

O objetivo deste estudo é fazer uma análise da construção do profissional de design de interiores para mapear os fatores mais relevantes que influenciam, direta e indiretamente, o momento da decisão de compra do consumidor. Com base em pesquisas bibliográficas sobre o comportamento dos consumidores, bem como em uma pesquisa de campo, realizada por meio de um questionário qualitativo respondido por consumidores de Design de Interiores, aplicamos conceitos de negócio para compreender as reais necessidades de um potencial consumidor, tornando mais assertiva a abordagem comercial e o desenvolvimento dos projetos.

Biografia do Autor

Patrycia Costa Esteve, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Aluna da pós-graduação em Gestão do Design pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Graduada em Design de Interiores pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Dario de Barros Vedana, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Mestre em Comunicação, graduado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, com Certificate in Marketing Management pelo Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa.

Coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Referências

ABD – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DESIGNERS DE INTERIORES. Disponível em: . Acesso em: 12 mai. 2017.

ADESP – ASSOCIAÇÃO DE DECORAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Mercado imobiliário impulsiona profissionais de Design de Interiores. Disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2017.

ANDERSON, Chris. A cauda longa. 1ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 2014.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Lei nº 13.369, de 12 de dezembro de 2016. Disponível em: . Acesso em: 12 mai. 2017.

CARVALHO, Maria Luiza. Além dos limites do Design de Interiores. Projeto de extensão. 2011. Disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2017.

CAVALCANTE, Miquelina et. al. Signos do design de interiores: interfaces entre uso, consumo e arte. São Paulo: Revista Signos do Consumo – V. 2, nº 1, 2010. Disponível em: . Acesso em: 14 mai. 2017.

CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES DE SÃO PAULO. Sueli Garcia, Coordenadora do curso de Design de Interiores. Projeto Pedagógico, 2015.

COURTIS, John. Marketing de serviços. Tradução: Shirley Gomes. São Paulo: Nobel, 1991.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda; FERREIRA, Marina Baird; ANJOS, Margarida dos. Dicionário Aurélio da língua portuguesa. 5ª ed. Curitiba: Positivo, 2010.

GIGLIO, Ernesto Michelangelo O comportamento do novo consumidor. 3ª ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

GLOBO.COM - EXTRA. Design de Interiores é uma área em ascensão e com demanda de profissionais. 2015. Disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2017.

GURGEL, Miriam. Projetando espaços: design de interiores. 4.ª ed. São Paulo: SENAC, 2011.

KOTLER, Philip. Marketing 3.0. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

LEWIS David; BRIDGES, Darren. A alma do novo consumidor. 1ª ed. São Paulo: M. Books, 2004.

PINHEIRO, Roberto Meireles; CASTRO, Guilherme Caldas de; SILVA, Helder Haddad; NUNES, José Mauro Gonçalves. Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado. 3ª ed. Rio de Janeiro: FGV Management, 2006.

PORTER, Michael E. Estratégia competitiva, técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Tradução: Elizabeth Maria de Pinho Braga. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 2004.

PRAHALAD, C. K; RAMASWAMY, Venkat. O Futuro da Competição: COMO DESENVOLVER DIFERENCIAIS INOVADORES. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

RYBCZNSKI, Witold. Casa: pequena história de uma ideia. Rio de Janeiro: Record, 1999.

SEBRAE. Integre seus canais de Vendas. Disponível em: . Acesso em: 27 fev. 2017.

SOLOMON, Michael. Comportamento do consumidor, O: comprando, possuindo e sendo. Tradução de Lene Belon Ribeiro e Beth Homorato. 5a ed. São Paulo: Bookman, 2002.

SOLOMON, Michael. Consumer behavior: buying, having and being. 4a ed. São Paulo: Prentice-Hall, 1998.

SOLOMON, Michael. Os Segredos da Mente do Consumidor. Portugal: Edições Centro Atlântico, 2005.

TEIXEIRA, Maria Clara. A construção do selfie no design de interiores. 2014. Trabalho de Graduação, do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, São Paulo, 2014.

Downloads

Publicado

04-12-2023

Como Citar

Esteve, P. C., & Vedana, D. de B. (2023). COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE DESIGN DE INTERIORES: ESTUDO DE FATORES QUE INFLUENCIAM A TOMADA DE DECISÃO DE COMPRA. Arte 21, 16(1), 6–29. https://doi.org/10.62507/a21.v16i1.159