O MERCADO DE ARTE ONLINE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v15i2.157Palavras-chave:
Mercado de arte internacional 2017, mercado online, fatores de sucessoResumo
O trabalho consiste em uma analise de estudos mercadológicos que avaliam o mercado de arte internacional e nacional visando identificar como a Internet e as mídias sociais impactaram a dinâmica do mercado, os canais de venda e os desafios e oportunidades neste segmento. Para análise do mercado internacional, consultamos os relatórios TEFAF 2017, Art Basel 2017 e Hiscox Online Market Report 2017. Para análise do Brasil, utilizamos basicamente o Estudo Latitude 2016. Identificamos que, internacionalmente, as plataformas online parecem ser um canal efetivo para captação de novos clientes - os números indicam que aproximadamente dois terços dos consumidores online são novos ao mundo das artes. O “anonimato” do mundo web parece reduzir a insegurança dos novos clientes em adentrar o mundo das artes , ainda considerado como sendo exclusivo do mundo das elites.
Empresas tradicionais atuantes no mercado de arte parecem ter uma vantagem competitiva quando comparadas às empresas novas e desconhecidas no mundo das artes. A tradição das grandes marcas de arte parece transferir uma maior segurança ao consumidor quando este efetua compra online, sendo que os preços médios do mercado online são menores quando comparados às compras presenciais. Em todos os relatórios consultados, este canal de venda apresenta crescimento significativo, fato de destaque em uma economia recessiva. Os clientes online buscam no acesso aos sites de arte uma experiência educativa e valorizam os sites que oferecem conteúdo relevante neste sentido. As plataformas permitem também implementar programas que impactam positivamente o ambiente, através de ações educativas e de inclusão social. Este ponto parece ser um fator importante para os novos consumidores que veem na experiência de maior acessibilidade uma maneira de desenvolvimento e de integração social.
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