ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O MODELO DE NEGÓCIO TRADICIONAL E O MODELO DE NEGÓCIO DIGITAL PARA ACONSTRUÇÃO DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS

Autores

  • Gustavo Santos Ribeiro Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v15i2.156

Palavras-chave:

Modelo de Negócio, Meios Digitais, Designer

Resumo

O objetivo do presente trabalho é construir um estudo comparativo entre o modelo de negócio iniciado durante a revolução industrial, ou seja, aquele queexplora a produção seriada e o consumo em massa em relação aos novos modelos de negócio digitais que transformam os produtos em serviço. O tema levantado nesse estudo apresenta as diferentes ferramentas que indicam a tendência para antigas e novas empresas a transformarem seus produtos em serviços e assim permitir maior liberdade de escolha ao usuário, autonomia na publicidade e eliminação gradual do ponto de venda físico. Essa provável mudança tende, direta ou indiretamente, construir um ciclo produtivo mais sustentável, ou seja, através um relacionamento mais próximo com o cliente serão atendidas diferentes necessidades, novos compartilhamentos, adaptações ou atualizações de produtos, maior independência em relação à publicidade e menor dependência de atividades de alto consumo energético. Essa mudança de atitude permitirá que mudemos daera do possuir para a era do utilizar. Por fim, auxiliará no entendimento de como o designer deverá se comportar como agente essencial na desconstrução de barreiras criadas pelo consumo massivo.

Biografia do Autor

Gustavo Santos Ribeiro, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Pós Graduado em Design Digital e Novas Mídias (2016) e formado em Design de Produto pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2013).

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Publicado

04-12-2020

Como Citar

Ribeiro, G. S. (2020). ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O MODELO DE NEGÓCIO TRADICIONAL E O MODELO DE NEGÓCIO DIGITAL PARA ACONSTRUÇÃO DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS. Arte 21, 15(2), 56–94. https://doi.org/10.62507/a21.v15i2.156