ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O MODELO DE NEGÓCIO TRADICIONAL E O MODELO DE NEGÓCIO DIGITAL PARA ACONSTRUÇÃO DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v15i2.156Palavras-chave:
Modelo de Negócio, Meios Digitais, DesignerResumo
O objetivo do presente trabalho é construir um estudo comparativo entre o modelo de negócio iniciado durante a revolução industrial, ou seja, aquele queexplora a produção seriada e o consumo em massa em relação aos novos modelos de negócio digitais que transformam os produtos em serviço. O tema levantado nesse estudo apresenta as diferentes ferramentas que indicam a tendência para antigas e novas empresas a transformarem seus produtos em serviços e assim permitir maior liberdade de escolha ao usuário, autonomia na publicidade e eliminação gradual do ponto de venda físico. Essa provável mudança tende, direta ou indiretamente, construir um ciclo produtivo mais sustentável, ou seja, através um relacionamento mais próximo com o cliente serão atendidas diferentes necessidades, novos compartilhamentos, adaptações ou atualizações de produtos, maior independência em relação à publicidade e menor dependência de atividades de alto consumo energético. Essa mudança de atitude permitirá que mudemos daera do possuir para a era do utilizar. Por fim, auxiliará no entendimento de como o designer deverá se comportar como agente essencial na desconstrução de barreiras criadas pelo consumo massivo.
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