OS PRÍNCIPES E PRINCESAS PELO MUNDO DAS IMAGENS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v13i2.145

Palavras-chave:

Artes Visuais, Transdisciplinaridade, Interculturalidade, Visualidade, Educação

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência educacional, vivenciada como um projeto de estágio supervisionado, realizado no curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPB, em 2019. Toma como referência a Educação da Cultura visual em associação com a interculturalidade e com a transdisciplinaridade para refletir sobre imagens de pequenos príncipes em várias partes do mundo, partindo das narrativas escritas e visuais do famoso livro de Saint-Exupèry. A experiência foi realizada nos 1° e 2° anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Anita Garibaldi, localizada na cidade de Bayeux-PB. O projeto viaja metaforicamente e culturalmente pelo Brasil, África, Japão, México, Espanha e França, para conhecer pequenos príncipes e princesas encontrados em cada país. Os resultados evidenciam que considerar as demandas das escolas, também, podem gerar resultados trans e interdisciplinares interessantes, desde que se mantenha o foco no problema e na especificidade do campo das artes visuais.

Biografia do Autor

Erinaldo Alves do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba

Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo.

Jessiane Bezerra de Freitas, Universidade Federal da Paraíba

Estagiária do projeto realizado no curso de Artes Visuais da UFPB.

Referências

AGIRRE, Imanol. Teorías y prácticas en educación artística: ideas para una revisión pragmatista de la experiencia estética. Pamplona: Universidad Pública de Navarra, 2000.

FREEDMAN, Kerry. Enseñar La Cultura Visual – Currículum, estética y la vida social del arte. Barcelona: Octaedro. 2006

GADOTTI, Moacir. Diversidade cultural e educação para todos. Rio de Janeiro: Graal, 1992.

MARTINS, Raimundo. Porque e como falamos da cultura visual? – Revista Visualidades, [S.l.], v. 4, n. 1 e 2,2006. Disponível em:

MARTINS, Raimundo. A cultura visual e a construção social da arte, da imagem e das práticas do ver. In: OLIVEIRA de OLIVERA, Marilda (Org.). Arte, Educação e Cultura. Santa Maria: Editora UFSM,2007, p. 19-40

NASCIMENTO, Erinaldo Alves do. Orientações para o estágio supervisionado em artes visuais na educação básica em instituições escolares. dat. João Pessoa, 2010.

SAINT-EXUPÉRY, Antoine. O Pequeno Príncipe. São Paulo: Caminho Suave Edições, 2015.

Downloads

Publicado

02-12-2019

Como Citar

Nascimento, E. A. do, & Freitas, J. B. de. (2019). OS PRÍNCIPES E PRINCESAS PELO MUNDO DAS IMAGENS. Arte 21, 13(2), 54–74. https://doi.org/10.62507/a21.v13i2.145