ATELIÊ NOSSA CASA: PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSDISCIPLINAR E PROCESSOS DE FORMAÇÃO EM ARTE
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v13i2.143Palavras-chave:
Transdiciplinaridade, Ensino das Artes, Ateliê Nossa CasaResumo
Este artigo apresenta um relato sobre o Projeto Ateliê Nossa Casa desenvolvido no Departamento de Artes Plásticas da Universidade de São Paulo desde 2011. O Ateliê Nossa Casa atua como um laboratório para o exercício de uma prática pedagógica transdisciplinar na formação de professores e no ensino de arte para crianças. É também um espaço de pesquisa para todos inclusive alunos da pós graduação, ex-alunos ou colaboradores externos. O texto objetiva a organização de um relato memorial sobre o projeto com foco nas estruturas formativas que balizam a nossa prática pedagógica transdisciplinar desde a formação até a criação e o desenvolvimento atual do projeto.Referências
SANTOS, Akito. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Laboratório de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares. Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 37 jan./abr. 2008.
Conferência no Congresso International "A Responsabilidade da Universidade para com a Sociedade", International Association of Universities, Chulalongkorn University, Bangkok, Thailand, de 12 a 14 de novembro de 1997. Disponível em: < https://ciret- transdisciplinarity.org/bulletin/b12c8por.php >. Acesso em 10/11/2019.
Carta da Transdisciplinaridade. I Congresso Mundial da Transdisciplinaridade. CIRET e UNESCO. Arabida,1994.
FILHO. Nei Alberto Salles. Educação para paz: um caminhar no pensamento complexo através de cinco pedagogias integradas e complementares . Polyphonía, v. 27/1, P138, jan./ jun. 2016.
FREIRE. Ana Maria Araújo. (NITA). Educação para a Paz segundo Paulo Freire. Ano XXIX, n. 2 (59), p. 387 – 393, Maio/Ago. Porto Alegre. 2006.
NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da Transdisciplinaridade. Triom : São Paulo, 1999.
ROSENTHAL. Dália. Substancialidade e prática transdisciplinar para formação de professores de arte: Diálogos Contemporâneos n: Congresso XXI Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas. ANPAP. "Vida e ficção: arte e fricção", P. 507- 5017. Rio de Janeiro. 2012.
ROSENTHAL, Dália. Blog Ateliê Nossa Casa. Disponível em: < http://atelienossacasa.blogspot.com/p/o-projeto-nossa-casa.html.>. Acesso em 09/11/2019. JARES, X. R. Pedagogia da convivência. P. 25. São Paulo: Palas Athena, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Dália Rosenthal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0