ATELIÊ NOSSA CASA: PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSDISCIPLINAR E PROCESSOS DE FORMAÇÃO EM ARTE

Autores

  • Dália Rosenthal Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v13i2.143

Palavras-chave:

Transdiciplinaridade, Ensino das Artes, Ateliê Nossa Casa

Resumo

Este artigo apresenta um relato sobre o Projeto Ateliê Nossa Casa desenvolvido no Departamento de Artes Plásticas da Universidade de São Paulo desde 2011. O Ateliê Nossa Casa atua como um laboratório para o exercício de uma prática pedagógica transdisciplinar na formação de professores e no ensino de arte para crianças. É também um espaço de pesquisa para todos inclusive alunos da pós graduação, ex-alunos ou colaboradores externos. O texto objetiva a organização de um relato memorial sobre o projeto com foco nas estruturas formativas que balizam a nossa prática pedagógica transdisciplinar desde a formação até a criação e o desenvolvimento atual do projeto.

Biografia do Autor

Dália Rosenthal, Universidade de São Paulo

Professora no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Doutora em Poéticas Visuais pela UNICAMP

Referências

SANTOS, Akito. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Laboratório de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares. Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 37 jan./abr. 2008.

Conferência no Congresso International "A Responsabilidade da Universidade para com a Sociedade", International Association of Universities, Chulalongkorn University, Bangkok, Thailand, de 12 a 14 de novembro de 1997. Disponível em: < https://ciret- transdisciplinarity.org/bulletin/b12c8por.php >. Acesso em 10/11/2019.

Carta da Transdisciplinaridade. I Congresso Mundial da Transdisciplinaridade. CIRET e UNESCO. Arabida,1994.

FILHO. Nei Alberto Salles. Educação para paz: um caminhar no pensamento complexo através de cinco pedagogias integradas e complementares . Polyphonía, v. 27/1, P138, jan./ jun. 2016.

FREIRE. Ana Maria Araújo. (NITA). Educação para a Paz segundo Paulo Freire. Ano XXIX, n. 2 (59), p. 387 – 393, Maio/Ago. Porto Alegre. 2006.

NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da Transdisciplinaridade. Triom : São Paulo, 1999.

ROSENTHAL. Dália. Substancialidade e prática transdisciplinar para formação de professores de arte: Diálogos Contemporâneos n: Congresso XXI Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas. ANPAP. "Vida e ficção: arte e fricção", P. 507- 5017. Rio de Janeiro. 2012.

ROSENTHAL, Dália. Blog Ateliê Nossa Casa. Disponível em: < http://atelienossacasa.blogspot.com/p/o-projeto-nossa-casa.html.>. Acesso em 09/11/2019. JARES, X. R. Pedagogia da convivência. P. 25. São Paulo: Palas Athena, 2008.

Downloads

Publicado

02-12-2019

Como Citar

Rosenthal, D. (2019). ATELIÊ NOSSA CASA: PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSDISCIPLINAR E PROCESSOS DE FORMAÇÃO EM ARTE. Arte 21, 13(2), 23–39. https://doi.org/10.62507/a21.v13i2.143