HOTÉIS DE LUXO: DESENVOLVIMENTO DE EXPERIÊNCIAS DE CONSULTORIA DE ESTILO QUE ATENDAM AOS DESEJOS DOS HÓSPEDES
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v12i1.140Palavras-chave:
Hotelaria, Consultoria de Estilo, Experiências de estilos, LuxoResumo
O artigo aborda o desenvolvimento de serviços de consultoria de estilo com foco na rede hoteleira. Compreende-se que há uma série de experiências dentro desta área que podem ser aproveitadas pelos hóspedes. O objetivo do estudo é inserir novas possibilidades de serviços ligados à consultoria de estilo, desenvolvendo experiências inovadoras, que atendam às expectativas de hóspedes com alto poder aquisitivo, além de apresentar o projeto a possíveis hotéis parceiros e apoiadores da ideia. A metodologia aplicada envolve pesquisa dos serviços disponibilizados por hotéis de alto padrão na cidade de São Paulo, levando-se em conta valores, serviços e experiências realizadas. Selecionamos para esse estudo: o Palácio Tangará, Hotel Unique e Hotel Fasano, observando que as experiências disponíveis no mercado são similares em todas as organizações.Referências
AAKER, D. A. Construindo Marcas Fortes. Edição Digital. Porto Alegre: Bookman, 2007.
AURÉLIO, B. H. F. Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1995.
BARBOSA, L; CAMPBEL, C. Cultura, Consumo e Identidade. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
BASTIEN,V.; KAPFERER, J. The Luxury Strategy: Break the Rules of Marketing to Build Luxury Brands. London: Kogan Page Publishers, 2012.
BERENHOLC, I. Personal Styling e os Serviços de Consultoria de Imagem. In: FAÇANHA, A.; MESQUITA, C. Styling e Criação de Imagem de Moda. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2012.
BIDERMAN, I. Rio e SP se unem para manter a liderança em turismo de negócios: Dois maiores centros de atração de viajantes a trabalho temem a concorrência de cidades menores. Disponível em: . Acesso em: 21 mar. 2018.
CASTELLI, G. Administração hoteleira. Caxias do Sul: EDUCS, 1992.
CASTELLI, G. Excelência em hotelaria: Uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 1998.
DANZIGER, P. Let Them Eat Cake: Marketing Luxury to the Masses - As well as the Classes. Chicago: Kaplan Business, 2005.
DICIONÁRIO ONLINE DE PORTUGUÊS. Spa. Disponível em: . Acesso em: 14 maio 2018.
DICIONÁRIO ONLINE GOOGLE. Desintoxicação. Disponível em: . Acesso em: 14 maio 2018.
DICIONÁRIO ONLINE MICHAELIS. Historicismo. Disponível em: . Acesso em: 26 abr. 2018.
DICIONÁRIO ONLINE MICHAELIS. Hotelaria. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2018.
DICIONÁRIO ONLINE MICHAELIS. Sazonal. Disponível em: . Acesso em: 14 maio 2018.
DO PÃO AO CAVIAR. Figura 3 – Foto externa da fachada do hotel Fasano. Disponível em: . Acesso em: 08 maio 2018. ESPM. O que é o consumo? Disponível em: . Acesso em: 06 mar. 2018.
FASANO. Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2018.
FEATHERSTONE, M. Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.
FERRARI, G. Regra número 1 da evangelização de marca. Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2018.
GOMES, G. Gerenciamento de Facilities na Hotelaria. São Paulo: Trevisan Editora, 2014. HENDERSON, Hazel Hahn. Scenes of Parisian modernity: culture and consumption in the nineteenth century. New York: Palgrave Macmillan, 2009.
JACK VARTANIAN. Sobre JV. Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2018.
JOBS, S. Steve Jobs: As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas. Disponível em: . Acesso em: 14 maio 2018.
KOTLER, P; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 7ª ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall, 1995.
KOTLER, P; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
LEITE, S. F. Moda estilo e Imagem no Centro do Capitalismo Artista. In: SOUZA, J.; RABELLO, L.; AURIANI, M. Comunicação e cultura de moda, imagem e estilo: Série Economia Criativa. 1ª ed. São Paulo: Editora Reflexão, 2016.
LOBOS, J. Encantando o Cliente Externo e Interno. 7ª ed. São Paulo: Júlio Lobos, 1993.
LOVELOCK, C.; WIRTZ, J. Marketing de serviços: Pessoas, tecnologia e resultados. 5ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
MAG360. Figura 2 – Foto panorâmica da fachada do hotel Unique. Disponível em: . Acesso em: 08 maio 2018.
MARQUES, R. O conceito de consumo. Juiz do Trabalho substituto. Disponível em: . Acesso em: 06 mar. 2018.
MOSER, J. Consultoria - O que é e para que serve? Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2018.
NETO, O. A hotelaria na visão de um gerente geral. Timburi: Editora Cia do Ebook, 2016.
O ESTADO DE SÃO PAULO. Nos primórdios, hotel por decreto: Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2018.
O GLOBO. Palácio Tangará, em São Paulo, abre como o primeiro hotel da categoria masterpiece do Brasil: Colado ao Parque Burle Marx, construção tem 141 quartos. Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2018.
OLIVEIRA, E. J. Palácio Tangará, primeiro hotel seis estrelas do Brasil, apresenta as suítes. Disponível em: . Acesso em: 14 maio 2018. OLIVEIRA, G.; SPENA, R. Serviços em hotelaria. São Paulo: Senac Editoras, 2014.
PALÁCIO TANGARÁ. Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2018.
PALÁCIO TANGARA. Figura 1 – Foto panorâmica da parte externa do Palácio Tangará. Disponível em: . Acesso em: 08 maio 2018.
REVISTA HOTEIS. Hotel Unique (SP) oferece serviço de mobilidade com exclusividade para seus hospedes. Disponível em: . Acesso em: 28 abr. 2018.
RIES, E. A startup enxuta: Como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. São Paulo: Lua de Papel, 2012. ROCHA, E. A sociedade do sonho. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.
ROCHA, E. Magia e capitalismo. Rio de Janeiro: Brasiliense, 2010. RUIZ, J. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 1985.
SIGNIFICADOS. Significado de VIP. O que é VIP. Disponível em: . Acesso em: 21 maio 2018.
THOMPSON, E. P. The Politics of theory. In: SAMUEL, R. (Ed.). People’s history and socialist theory. London: Routledge, 1981.
THOMPSON, E. P. The poverty of theory and other essays. London: Merlin, 1978.
TOCALINO, S. Uma breve história do consumo: Disponível em: . Acesso em: 06 mar. 2018.
UNIQUE. Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2018.
VITRINE TURISMO. Histórico da Evolução Hoteleira: Dos Primórdios ao Mundo Globalizado. Disponível em: Acesso em: 07 mar. 2018.
WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Jéssica Ventrilho da Silva, Leila Rabello de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0