CONSULTORIA DE IMAGEM E ESTILO PARA O USUÁRIO DE ROUPAS PLUS SIZE: AMPLIANDO A REPRESENTATIVIDADE NO MERCADO E NA COMUNICAÇÃO DE MODA

Autores

  • Ana Luisa de Almeida Silva Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  • Letícia Pedreira Diniz Gonçalves Universidade Católica do Salvador

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v12i1.138

Palavras-chave:

Plus Size, Consultoria de imagem, Representatividade

Resumo

O mercado de moda varejista Plus Size é crescente, mas não é inclusivo, pois é tratado como um mercado de nicho apartado do grande consumo e das mídias, o que corrobora para a baixa autoestima, oferecendo pouca opção de consumo de tendências para seu público alvo. Há, historicamente, poucas referências de imagens na comunicação de moda que enalteça o consumidor plus size. A crescente representatividade com celebridades e artistas plus size, a singularidade da compreensão dos corpos com sobrepeso e o discurso da pluralidade atual ajudam na atuação da consultoria de imagem para desenvolvimento de estilo próprio no cliente plus size, tornando-o protagonista de sua história.

Biografia do Autor

Letícia Pedreira Diniz Gonçalves, Universidade Católica do Salvador

Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social (UCSAL)

Referências

ANDREADE, Sandra dos Santos. Saúde e beleza do corpo feminino- algumas representações no Brasil do séculoXX. Revista de Educação Física da UFRGS. Disponível em: . Acesso em: 31 abril 2018.

FREITAS, C. M. S. M.; LIMA, R. B. T.; COSTA, A. S.; LUCENA FILHO, A. O padrão de beleza corporal sobre o corpo feminino mediante o IMC. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo, v. 24, n. 3, p. 389-404, 2010. ISSN 1807-5509. Disponível em: . Acesso em: 20 mai. 2018.

WOLF, Naomi. O mito da beleza. Como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. Tradução de Waldéa Barcellos. 1ª ed. Rio de Janeiro: Rocco. 1992.

BOHM, Camila Machado. Um peso, uma medida. O padrão da beleza feminina apresentado por três revistas brasileiras. 2004. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN), São Paulo, 2004.

CATRACA LIVRE. Ju Romano é a 1ª modelo plus size na Playboy. Disponível em: . Acesso em: 18 mai. 2018.

DITTO, Beth. Un fashion show tridimensionale, quello di Jean-Paul Gaultier, che presenta la sua collezione primavera estate "rock and romantic" con taglie che vanno dalla XXS alla XXL. Disponível em: . Acesso em: 17 mai. 2018.

ECO, Umberto (Org.). História da beleza. Tradução de Eliana Aguiar. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2012. . História da feiúra. Tradução de Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Record, 2007.

TAMAKI, Lauren. Ashley Graham: Shame If I do Shamed If I don’t. Disponível em: . Acesso em: 18 mai. 2018.

HOLLIDAY,Tess.Tess Holliday is the biggest thing toe ver happen to modeling. Disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2018.

HALLAWELL, Philip. Visagismo integrado – Identidade, Estilo e Beleza. 2ª ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2001.

LUBITZ, Rachel. The untold story behind ‘mode’ magazine, the ‘vogue’ for plus size women in the’ 90s. Disponível em: . Acesso em: 20 mai. 2018.

NANFELDT, Susan. Plus style. The plus size guide to looking great. 1ª ed. Oxford: Plume, 1996. PACCE, Lilian. Alexandre Herchcovitch assina sua 1ª coleção plus-size. Disponível em: . Acesso em: 18 mai. 2018.

PROGRAMA Conta Corrente. Moda plus size inova e ganha espaço. Exibição: 16 mar. 2018. Disponível em: . Acesso em: 10 mai. 2018.

ROMANO, Ju. Plus size na ELLE Brasil de maio com gorduras e sem Photoshop | Sim, SOU EU! Disponível em: . Acesso em: 18 mai. 2018.

SPORT ILLUSTRATED. 2016 Swimsuit Cover Ashley Graham. Disponível em: . Acesso em: 18 mai. 2018.

Downloads

Publicado

29-01-2019

Como Citar

Silva, A. L. de A., & Gonçalves, L. P. D. (2019). CONSULTORIA DE IMAGEM E ESTILO PARA O USUÁRIO DE ROUPAS PLUS SIZE: AMPLIANDO A REPRESENTATIVIDADE NO MERCADO E NA COMUNICAÇÃO DE MODA. Arte 21, 12(1), 46–64. https://doi.org/10.62507/a21.v12i1.138