METODOLOGIA DE CRIAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE IMAGENS PARA APLICAÇÃO EM ESTAMPAS DE VESTUÁRIO

Autores

  • Lavínnia Seabra Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v12i1.137

Palavras-chave:

criação, processo, moda, estamparia

Resumo

Esse artigo trata da apresentação de uma metodologia projetual, com base na experimentação criativa que vem sendo utilizada na disciplina de Design de Superfície, do curso de Design de Moda, da Universidade Federal de Goiás. Trata da projetação de imagens para utilização como estampas através de diferentes técnicas de impressão em suportes têxteis. Nesse cenário, o foco da disciplina está na concepção de elementos visuais para aplicação bidimensional se apropriando do processo manual do desenho e colagens, para depois, serem tratadas em softwares para vetorização ou tratamento de imagens.

Biografia do Autor

Lavínnia Seabra, Universidade de Brasília

Doutora em Artes pela Universidade de Brasília/DF.

Coordenadora do Design de Moda, Faculdade de Artes

Referências

BONSIEPE, Gui. Design, Cultura e Sociedade. São Paulo: Blucher, 2011.

BRIGGS-GOODE, Amanda. Design de estamparia têxtil. Porto Alegre: Bookman, 2014.

CARDOSO, Ricardo. Design para um mundo complexo. São Paulo, SP: Cosac Naify, 2012.

COELHO, Luiz Antonio L (organizador). Conceitos-chave em Design. Rio de Janeiro, Ed. PUC Rio. Novas Ideias, 2008.

COLCHESTER, Chloe. Textiles Today: a global survey of trends and traditions. New York. Thames & Hudson, 2007.

DEWEY, John. Arte como experiência. Jo Ann Boydston (org.); tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. Tradução de Jefferson Luis Camargo. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2007.

EDWARDS, Clive. Como compreender design têxtil: guia para entender estampas e padronagens. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2012.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação; Rafael Cardoso (org.); tradução Raquel Abi-Sâmara. – São Paulo: Cosac Naify, 2007.

MELLER, Susan; ELFFERS, Joost. Textile Design: 200 years of European and American patterns for printed fabrics organized by motif, style, color, layout and period. New York: Harry n. Abrams, 1991.

MOURA, Mônica. A moda entre a arte e o design. In: PIRES Dorotéia Baduy (org.). Design de Moda: olhares diversos. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores Editora, 2008.

MUNARI, Bruno. Design e Comunicação Visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas; tradução José Manuel de Vasconcelos. – 2ed.- São Paulo: Martins Fontes, 2008.

PEZZOLO, Dinah Bueno. Tecidos: história, tramas, tipos e usos. São Paulo: Editora Senac, 2007 Design de Superfície: do tridimensional para o bidimensional

PLAZA, Julio; TAVARES, Mônica. Processos Criativos com os Meios Eletrônicos: Poéticas Digitais. São Paulo: Editora Hucitec, 1998.

QUARTINO, Daniela Santos. Diseño de Estampados: de la idea al print final. Barcelona: Parramón: Arquitectura y Diseño, 2009.

SALLES, Cecília Almeida. Arquivos de criação: arte e curadoria. Vinhedo: Editora Horizonte, 2010.

SCHMIDT, Wanda Lúcia, (org). Microtessauro Têxtil; vocabulário estruturado. Brasília, SENAI/DN, 1999. 2v.

SCHWARTZ, Ada Raquel Doererlein. Design de Superfície: por uma visão projetual geomátrica e tridimensional. 2008. 217f. Dissertação (MESTRADO EM DESENHO INDUSTRIAL) Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista, Campus Bauru.

UDALE,Jenny. Fundamentos de design de moda: tecidos e moda. Tradução Edson Furmankiewicz. - Porto Alegre: Bookman, 2009.

WONG, Wucius. Princípios de Forma e Desenho; tradução Alvamar Helena Lamparelli. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

29-01-2019

Como Citar

Seabra, L. (2019). METODOLOGIA DE CRIAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE IMAGENS PARA APLICAÇÃO EM ESTAMPAS DE VESTUÁRIO. Arte 21, 12(1), 30–45. https://doi.org/10.62507/a21.v12i1.137