CIBORGUES INVADEM A MODA: CORPO, GÊNERO E MEDICINA
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v12i1.136Palavras-chave:
desfile de moda, corpo, ciborgueResumo
Nossa proposta neste artigo é analisar a construção fashion e identitária do cyborg, conceito apresentado por Haraway em 1984, que serviu de inspiração para o desfile da Gucci, realizado na semana de moda de Milão, em fevereiro de 2018, pelo estilista Alessandro Micheli, por meio da análise de elementos presentes no cenário, nas roupas e no styling do desfile.Referências
HARAWAY, J. Donna. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
TOMAZ, Tadeu. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
ORTEGA, Francisco. Práticas de ascese corporal e constituição de bioidentidades. Rio de Janeiro, RJ: Cadernos Saúde Coletiva, 2003.
PELBART, Peter Pál. Vida capital: ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2011.
RABINOW, Paul. "Artificialidade e iluminismo: da sociobiologia à biossociabilidade", in Paul Rabinow, Antropologia da razão: ensaios de Paul Rabinow, Rio de Janeiro, Relume Dumará, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Aliana Barbosa Aires, Josenilde Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0