EMOÇÕES EM CORES SENSAÇÃO POR MEIO DE PERFORMANCE

Autores

  • Priscilla Alexsandra Silva Soares Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  • Miriam Aby Cohen Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v11i2.132

Palavras-chave:

Cenografia, Dança, Performance, Movimento, Sensações e Cromatizar

Resumo

Projeto de investigação em cenografia baseado em uma performance na qual a arte, movimento e integração de ideias são formas de inclusão em um processo que estende e explore os movimentos do corpo. Trazer a mobilidade em uma performance, esboçando um desenho de emoções em uma coreografia como a continuação do corpo, mostrando que não existe limites ou forma certa de poética e contemporânea, unidos a arte da dança e à pintura. O principal objetivo empregado neste projeto é buscar a associação entre pessoa e obra, analisando uma junção entre arte, o movimento e interação de ideias em um processo que ressalta a dinâmica do corpo e busca sensação criada pela colocação das cores. Trazendo assim a mobilidade da performance e a união com a cenografia, mostrando que o gesto corporal não tem limites ou forma certa poética e contemporânea, unificando a arte, a dança, a impressão e a pintura. O tratamento utilizado para o trabalho foi na composição de um vídeo que captura a performance através de associação entre a emoção, a dança e o participante, mostrando a transformação gradual do ambiente e assim capturando.

Biografia do Autor

Priscilla Alexsandra Silva Soares, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Aluna do Curso de Pós-Graduação em Cenografia e Figurino do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Arquiteta, artista plástica e artesã.

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Nove de Julho e Pós-graduação em Cenografia e Figurino do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. 

Miriam Aby Cohen, Universidade de São Paulo

Doutora pela Universidade de São Paulo, cenógrafa e designer atuante nas áreas do teatro, exposições e cinema

Docente em Cenografia para o curso de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo e no curso de pós -graduação em Cenografia e Figurino do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

 

Referências

BARRETO, Adriana. Agora sim. 2. ed. São Paulo: Apicuri, 2012. 173 p., il., color., 25 cm. ISBN 978-85-61022-74-7.

HANSEN, Heather. Projeto experimental intitulado Esvaziado gestos 2013 http://www.heatherhansen.net/. Acessado em nov/2016.

SALLES, Cecília. A Redes de Criação: construção da obra de arte. Vinhedo: Horizonte, 2008.

MUNHOZ, Carmem. Performance Mergulho em Águas Plácidas - São Paulo, SP - Acessado em out./2016

MUNHOZ, Carmen. Performance Tempo Forte, Casa das Caldeiras - São Paulo, SP - Acessado em out./2016 - Https://razaoinadequada.com/2013/08/25/espinosa-o-que-pode-o-corpo/

Sites consultados:

http://www.mymodernmet.com/profiles/blogs/heather-hansen-emptied-gestures

https://br.pinterest.com/pi n/384705993153677130/

http://arteref.com/video/heather-hansen-performance/

Servamara – Site: O pensador - https://pensador.uol.com.br/autor/servamara/

Downloads

Publicado

03-12-2018

Como Citar

Soares, P. A. S., & Cohen, M. A. (2018). EMOÇÕES EM CORES SENSAÇÃO POR MEIO DE PERFORMANCE. Arte 21, 11(2), 36–44. https://doi.org/10.62507/a21.v11i2.132