REFLEXÕES SOBRE CONCEITO DE MODO DE ENDEREÇAMENTO EM DANÇA CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v11i2.129Palavras-chave:
processo criativo, dramaturgia, recepção, dança contemporânea, público de dançaResumo
Este artigo trata do conceito de modo de endereçamento pela análise e entendimento de obras cênicas de dança contemporânea e das várias possibilidades do que pode o corpo em cena. Tem como referenciais principais Elizabeth Ellsworth, da área do cinema, e Laurence Louppe, da área da dança. A partir dessa discussão, aborda as construções de sentido e discurso de obras cênicas.Referências
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1992.
BALES, Melanie. A dancing dialectic. In: BALES, Melanie; NETTL-FIOL, Rebecca (Org.). The body eclectic: evolving practices in dance training. Urbana: University of Illinois Press, 2008.
CORRADINI, Sandra. Dramaturgia na Dança: Uma perspectiva coevolutiva entre Dança e Teatro. . Dissertação (Mestrado em Dança). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.
DÓRIA, Gisela. (De)Composição e produção de sentidos: dramaturgias na dança contemporânea. . Tese (Doutorado em Artes da Cena) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015
DÓRIA, Gisela. A Poética de Sem Lugar: Por uma Teatralidade na Dança. São Paulo: Perspectiva, 2013.
ELLSWORTH, Elizabeth. Teaching positions: difference, pedagogy and the power of address. New York: Teachers College Press, 1997.
ELLSWORTH, Elizabeth. Modo de endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Nunca fomos humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
GASPARINI, Igor; KATZ, Helena. “A comunicação entre dança e público: o papel do coreógrafo na construção da relação obra-espectador”. Dança. Salvador, v. 2, n. 2, p. 51- 66, jul/dez, 2013.
GOMES, Itania Maria Mota. Metodologia de análise de telejornalismo. In: Gênero televisivo e modo de endereçamento no telejornalismo [online]. Salvador: EDUFBA, 2011, pp. 17-47.
GUZZO, Marina; SPINK, Mary Jane. Danças, Discursos e Construção de Sentidos. Anda-Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança, 2011, Porto Alegre. Anais do 2º Encontro Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA) – 2011, 2011. v.1.
GUZZO, Marina; SPINK, Mary Jane. Arte, dança e política(s). Psicologia & Sociedade. Belo Horizonte, v. 27, n.1, p. 3-12, jan-abr, 2015.
LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012. PAIS, Ana. O discurso da cumplicidade: dramaturgias contemporâneas. 2. ed. Lisboa: Colibri, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Milena Pereira dos Santos, Mariana Baruco Machado Andraus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0