A FOTOGRAFIA COMO MEIO DE ACESSO A IDENTIDADE DOS ÍNDIOS PATAXÓS
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v10i1.126Palavras-chave:
fotografia, identidade, patrimônio cultural, antropologia visual, etnografiaResumo
Este artigo busca reconhecer a identidade da etnia Pataxó por meio da fotografia e discorrer sobre alguns elementos simbólicos com a construção de uma narrativa visual do ritual tradicional Awê que enriquece os discursos antropológicos já existentes sobre a etnia. As imagens apresentadas fazem parte de um processo de construção de conhecimentos e preservação de memórias, vividas com essa etnia em distintos momentos. O trabalho fotográfico autoral aqui proposto dialoga com outras tantas pesquisas antropológicas anteriores, que nos trazem revelações poéticas e traduzem uma nova forma de interpretação das atualmente ameaçadas identidades indígenas.Referências
BAHIA. Secretaria de educação. Professores indígenas povo pataxó- leitura Pataxó: raízes e vivências do povo pataxó nas escolas. Salvador: MEC/FNDE/SEC/SUDEB, 2005.
BRASIL. Constituição 1988. DECRETO-LEI Nº 6.040, DE 7 DE FEVEREIRO DE 2007. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2007/decreto/d6040.htm>. Acesso em: 20 nov. 2018.
GODOLPHIM, Nuno. A fotografia como recurso narrativo: problemas sobre a apropriação da imagem enquanto mensagem antropológica. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 1, n. 2, p.125-142, jul./set. 1995.
MALINOWSKI, B. O papel do mito na vida. In: DURHAM, Eunice (org.). Malinowski. Ed. Ática, Coleção Grandes Cientistas Sociais – Antropologia, vol. 55, 1986.
POVO PATAXÓ. Inventário Cutural Pataxó: Traições do povo pataxó do extremo sul da Bahia. Bahia: Atxohã/ Instituto tribos Jovens (ITJ), 2011.
SAMAIN, Etienne; SÔLHA, Helio. Cadernos de textos. Antropologia Visual. Rio de Janeiro: Museu do índio, 1987.
VIEIRA, Vislandes Bonfim. A importância do canto dentro do ritual Awê. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Línguas, Artes e Literatura/LAL). Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais. 49 f. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Isabela Diniz Freitas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0