FOTOGRAFIAS DE FERNANDO LEMOS ENQUANTO INTERSECÇÃO DE COLEÇÕES EM SÃO PAULO E LISBOA
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v10i1.125Palavras-chave:
fotografia, colecionismo, Fernando LemosResumo
O artigo apresenta um extrato relevante do trabalho fotográfico do artista português Fernando Lemos presentes em duas coleções: no Museu de Arte Moderna de São Paulo e na Coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian, de Lisboa. A presença das mesmas imagens em duas instituições distintas abre a possibilidade para a reflexão sobre as particularidades do suporte fotográfico, que permite a existência de obras semelhantes, cópias advindas de um mesmo original, e que mantém o status de obra de arte. Outras características técnicas da mídia fotográfica nos apontam para uma maior aproximação com a prática do artista, que se ocupou da fotografia em um pequeno intervalo de tempo, período no qual desenvolve uma forte ligação com os dois países onde está atualmente parte de sua obra.Referências
AZEVEDO, Fernando, in Fernando Lemos: À Sombra da Luz, Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, Lisboa, 1994.
BATCHEN, Geoffrey. A historia é importante. Fotografia e reprodutibilidade. In: Catálogo Lisboa Photo, 2005.
COSTA, Helouise. Da fotografia como arte a arte como fotografia: a experiência do Museu de Arte Contemporânea da USP na década de 1970. Anais do Museu Paulista. São Paulo. V.16, nº 2, 2008.
FONTCUBERTA, Juan. A câmera de Pandora: a fotografia depois da fotografia. São Paulo: Editora G. Gilli, 2012.
GOMES, Sérgio B. Eu sou a fotografia, entrevista a Fernando Lemos, Ípsilon, Jornal Público 4 Dez. 2009, 26-28.
HERKENHOFF, Paulo. In: À Sombra da Luz, À Luz da Sombra. Catálogo de exposição. Pinacoteca do Estado: São Paulo, 2004.
MENDES, Ricardo. In: À Sombra da Luz, À Luz da Sombra. Catálogo de exposição. Pinacoteca do Estado: São Paulo, 2004.
MENDES, Ricardo. Fernando Lemos: um olhar moderno sobre a fotografia nos anos 40, entre Portugal e Brasil. Revista D'Art nº 6 - maio de 2000. Publicação semestral da Divisão de Pesquisas do Centro Cultural São Paulo.
PINHARANDA, João Lima. In: Fernando Lemos: À Sombra da Luz, Fundação Calouste Gulbenkian/Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, Lisboa, 1994.
PROENÇA, Miguel. Fernando Lemos: "Eu sou a fotografia". Dissertação de mestrado em História de Arte Contemporânea, 2010.
SILVA, José Afonso. Da fotografia expandida à fotografia desprendida. In: 35º Intercom, Recife, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Guilherme Marcondes Tosetto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0