A IMPORTÂNCIA DA FOTOGRAFIA EM SÉRIES DE DOCUMENTÁRIO

Autores

  • Guilherme Bryan Centro Universitário Belas Artes, de São Paulo
  • Rodrigo Sampaio Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v10i1.124

Palavras-chave:

Fotografia, narrativa audiovisual, Documentário

Resumo

O presente artigo visa demonstrar como a parceria criativa entre diretor e diretor de fotografia é essencial para a qualidade de qualquer obra audiovisual. Para tal finalidade, os autores Guilherme Bryan e Rodrigo Sampaio relatam de que modo se relacionaram na realização de duas séries documentais para a televisão a cabo – “100 anos de samba”, exibida em 2014 pelo canal Brasil; e “Os Anos 80 Estão de Volta”, exibida também em 2014 pelo Curta! e, em 2017, pelo Viva. Foram utilizados como referenciais teóricos o livro do cineasta e professor Carlos Gerbase, “Cinema Primeiro Filme” (2012); e o livro do diretor de fotografia Edgar Moura, “50 Anos Luz, Câmera e Ação” (1999). E o resultado é que a direção de fotografia, em comum acordo com a direção da série, tem o papel fundamental de realçar o conteúdo dos depoimentos que servem como linha-mestra para a condução do telespectador pela narrativa audiovisual.

Biografia do Autor

Guilherme Bryan, Centro Universitário Belas Artes, de São Paulo

Professor do curso de graduação em Cinema e Audiovisual do Centro Universitário Belas Artes, de São Paulo

Doutor em Meios e Processos Audiovisuais (USP)

Referências

GERBASE, Carlos. “Cinema Primeiro Filme”. São Paulo: Artes & Ofícios, 2012.

MOURA, Edgar. “50 Anos Luz, Câmera e Ação”. São Paulo: Editora Senac, 1999.

Documentos audiovisuais:

“100 anos de samba”, exibido em 2014 pelo canal Brasil

“Os Anos 80 Estão de Volta”, exibido em 2014 pelo canal Curta! e, em 2017, pelo Viva.

Downloads

Publicado

30-01-2018

Como Citar

Bryan, G., & Sampaio, R. (2018). A IMPORTÂNCIA DA FOTOGRAFIA EM SÉRIES DE DOCUMENTÁRIO. Arte 21, 10(1), 26–28. https://doi.org/10.62507/a21.v10i1.124

Edição

Seção

Artigos