AS CÂMERAS FOTOGRÁFICAS DE BAIXA FIDELIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRODUÇÃO DE UMA ESTÉTICA DA PRECARIEDADE

Autores

  • Paula Davies Rezende Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v10i1.123

Palavras-chave:

fotografia de baixa fidelidade, estética da precariedade, polaroid, pinhole, toy cameras

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer uma análise da chamada fotografia de baixa fidelidade, através da pesquisa histórica e descrição do funcionamento das câmeras de plástico, instantâneas e artesanais. Buscou-se compreender como tais câmeras teriam contribuído para a subversão dos cânones da fotografia tradicional e para a consolidação de uma estética permeada por ruídos e falhas, aqui intitulada de estética da precariedade.

Referências

BELÉM, Alexandre. Cássio Vasconcellos. Olhavê, 13 abr 2010. Disponível em: . Acesso em: 23 jun 2021.

BLENFORD, Adam. Lomos: New take on an old classic. BBC News, 22 set 2007. Disponível em: . Acesso em: 23 jun 2021.

CAREW, Anthony. Genre Profile - Lo-Fi. About entertainment. Disponível em: . Acesso em: 23 jun 2021.

CONDAX, Philip L. A touch of whimsy: fanciful decoration and the camera as a toy. Image, Rochester v. 34, n. 3-4, pp. 52-58, 1991.

GATCUM, Chris. Plastic cameras: lo-fi photography in the digital age. Lewes: Ammonite Press, 2012.

GUSTAVSON, Todd. Camera: a history of photography from daguerreotype to digital. Nova Iorque, EUA: Sterling Innovation, 2009.

HERNÁNDEZ-DURÁN, Raymond. Phototransformation (10/25/73), 1973; Phototransformation (4/4/76), 1976; Phototransformation (7/31/76), 1976 by Lucas Samaras. Art Institute of Chicago Museum Studies, Chicago, v. 25, n. 1, Modern and Contemporary Art: The Lannan Collection at The Art Institute of Chicago, pp. 48-49, 1999.

HIRSCH, Robert. Photographic possibilities: the expressive use of equipment, ideas, materials, and processes. 3º ed. Oxford, Inglaterra: Focal Press, 2009.

LOMOGRAPHY. The Cameras. In: Lomo Life: The Future is Analog. Londres, Inglaterra: Thames & Hudson, 2013a.

LOMOGRAPHY. The Story. In: Lomo Life: The Future is Analog. Londres, Inglaterra: Thames & Hudson, 2013b. Revista Arte 21, São Paulo, v.10, n.1, p. 6-25, jan. -jun. 2018 2

MAUÉS, Dirceu. Dos sonhos que não acordei. Disponível em: . Acesso em: 23 jun 2021.

OKAZAKI, Manami. Holga’s Unlikely Story. The Wall Street Journal, 19 fev. 2014. Scene Asia, Arts & Culture. Disponível em: . Acesso em: 23 jun 2021. RENNER, Eric. Pinhole Photography: From Historic Technique to Digital Application. 4º ed. Oxford, Inglaterra: Focal Press, 2009.

SALYERS, Christopher D.; POOLE, Buzz. Camera Crazy. Londres, Inglaterra: Prestel, 2014. STEMP, Antonia. The interpretation of dreams. Black & White Photography Magazine, 8 nov. 2010. Disponível em . Acesso em: 23 jun 2021.

VILLAR, Maria Helena Saburido. A fotografia estenopeica revisitada: desconstrução da homologia tradicional através das dimensões sócio-culturais da tecnologia. 2008. 249 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba,2008. Disponível em: . Acesso em: 23 jun 2021.

Downloads

Publicado

30-01-2018

Como Citar

Rezende, P. D. (2018). AS CÂMERAS FOTOGRÁFICAS DE BAIXA FIDELIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRODUÇÃO DE UMA ESTÉTICA DA PRECARIEDADE. Arte 21, 10(1), 6–25. https://doi.org/10.62507/a21.v10i1.123

Edição

Seção

Artigos