AS CÂMERAS FOTOGRÁFICAS DE BAIXA FIDELIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRODUÇÃO DE UMA ESTÉTICA DA PRECARIEDADE
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v10i1.123Palavras-chave:
fotografia de baixa fidelidade, estética da precariedade, polaroid, pinhole, toy camerasResumo
Este artigo tem como objetivo fazer uma análise da chamada fotografia de baixa fidelidade, através da pesquisa histórica e descrição do funcionamento das câmeras de plástico, instantâneas e artesanais. Buscou-se compreender como tais câmeras teriam contribuído para a subversão dos cânones da fotografia tradicional e para a consolidação de uma estética permeada por ruídos e falhas, aqui intitulada de estética da precariedade.Referências
BELÉM, Alexandre. Cássio Vasconcellos. Olhavê, 13 abr 2010. Disponível em: . Acesso em: 23 jun 2021.
BLENFORD, Adam. Lomos: New take on an old classic. BBC News, 22 set 2007. Disponível em: . Acesso em: 23 jun 2021.
CAREW, Anthony. Genre Profile - Lo-Fi. About entertainment. Disponível em: . Acesso em: 23 jun 2021.
CONDAX, Philip L. A touch of whimsy: fanciful decoration and the camera as a toy. Image, Rochester v. 34, n. 3-4, pp. 52-58, 1991.
GATCUM, Chris. Plastic cameras: lo-fi photography in the digital age. Lewes: Ammonite Press, 2012.
GUSTAVSON, Todd. Camera: a history of photography from daguerreotype to digital. Nova Iorque, EUA: Sterling Innovation, 2009.
HERNÁNDEZ-DURÁN, Raymond. Phototransformation (10/25/73), 1973; Phototransformation (4/4/76), 1976; Phototransformation (7/31/76), 1976 by Lucas Samaras. Art Institute of Chicago Museum Studies, Chicago, v. 25, n. 1, Modern and Contemporary Art: The Lannan Collection at The Art Institute of Chicago, pp. 48-49, 1999.
HIRSCH, Robert. Photographic possibilities: the expressive use of equipment, ideas, materials, and processes. 3º ed. Oxford, Inglaterra: Focal Press, 2009.
LOMOGRAPHY. The Cameras. In: Lomo Life: The Future is Analog. Londres, Inglaterra: Thames & Hudson, 2013a.
LOMOGRAPHY. The Story. In: Lomo Life: The Future is Analog. Londres, Inglaterra: Thames & Hudson, 2013b. Revista Arte 21, São Paulo, v.10, n.1, p. 6-25, jan. -jun. 2018 2
MAUÉS, Dirceu. Dos sonhos que não acordei. Disponível em: . Acesso em: 23 jun 2021.
OKAZAKI, Manami. Holga’s Unlikely Story. The Wall Street Journal, 19 fev. 2014. Scene Asia, Arts & Culture. Disponível em: . Acesso em: 23 jun 2021. RENNER, Eric. Pinhole Photography: From Historic Technique to Digital Application. 4º ed. Oxford, Inglaterra: Focal Press, 2009.
SALYERS, Christopher D.; POOLE, Buzz. Camera Crazy. Londres, Inglaterra: Prestel, 2014. STEMP, Antonia. The interpretation of dreams. Black & White Photography Magazine, 8 nov. 2010. Disponível em . Acesso em: 23 jun 2021.
VILLAR, Maria Helena Saburido. A fotografia estenopeica revisitada: desconstrução da homologia tradicional através das dimensões sócio-culturais da tecnologia. 2008. 249 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba,2008. Disponível em: . Acesso em: 23 jun 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Paula Davies Rezende
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0