JORNALISMO IMERSIVO: NOVA PRAXIS JORNALÍSTICA NA BBC

Autores

  • Fabíola Paes de Almeida Tarapanoff Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v9i2.118

Palavras-chave:

Jornalismo imersivo, BBC, Taster, Comunicação, Tecnologia

Resumo

Transposição da consciência para outro ambiente. O jornalismo imersivo possibilita uma imersão narrativa por meio de técnicas interativas e visuais que permitem que o usuário tenha um papel ativo e uma experiência sensorial do espaço. O presente artigo tem como intuito mostrar a evolução do jornalismo imersivo na atualidade, com foco no estudo de caso de uma das mais representativas emissoras de televisão em todo mundo: a BCC. A problemática que interessa a esta autora é: o jornalismo imersivo representa um espaço de inovação para a práxis jornalística e contribui para aumentar a audiência? Os métodos de pesquisa usados no artigo são: levantamento bibliográfico e pesquisa qualitativa, com análise do conteúdo de projetos de jornalismo 360 graus presentes na plataforma multimídia da BBC. A fundamentação teórica inclui autores como Manuel Castells, Pierre Lévy e Henry Jenkins.

Biografia do Autor

Fabíola Paes de Almeida Tarapanoff, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Doutora em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Pesquisadora-visitante da University of California, Los Angeles (UCLA)

Professora do curso de Comunicação Social do FIAM-FAAM-Centro Universitário.

Referências

ARONSON-RATH, Raney; OWEN, Taylor; MILWARD, James; PITT, Fergus. Virtual Reality Journalism. Tow Center for Digital Journalism, Columbia Jorurnalism School. 2015. Disponível em: https://www.cjr.org/tow_center_reports/virtual_reality_journalism.php#executive-summary. Acesso em: 21 dez.2017.

COSTA, Luciano; CORDEIRO, William Robson. Jornalismo imersivo: perspectivas para novos formatos. Leituras de Jornalismo. ano 3. v.2. n.6. jul-dez. 2016. Disponível em: http://www2.faac.unesp.br/ojs/index.php/leiturasdojornalismo/article/view/114. Acesso em: 21 dez.2017.

COSTA, Luciano; BRASIL, Antônio. Realidade virtual: inovação técnica e narrativa no jornalismo imersivo. Contemporanea - comunicação e cultura - v.15 – n.1 – jan-abr 2017 – 141-161. Academia.edu. Disponível em:http://www.academia.edu/34548192/Jornalismo_Imersivo_de_Realidade_Virtual_Uma_an%C3%A1lise _do_document%C3%A1rio_brasileiro_Rio_de_Lama.Acesso em: 21 dez.2017.

BBC Brasil. Vídeo em 360° mostra homenagens às vítimas em praça no coração de Paris. In: BBC Brasil. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151118_video_360_ab. Acesso em: 25 ago.2017.

CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

CASTELLS, Manuel; VAN DER HAAK, Bregtje e PARKS, Michael; The Future of Journalism: Networked Journalism. International Journal of Communication. v. 6. 2012. Disponível em: http://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/1750/832. Acesso em: 20 dez.2017.

DE LA PEÑA, Nonny et al. Immersive Journalism: Immersive Virtual Reality for the First-Person Experience of News. Presence. Cambridge. Massachusetts Institute of Technology. v. 19, n. 4, p. 291–301. ago.2010. Disponível em: https://www.mitpressjournals.org/doi/abs/10.1162/PRES_a_00005. Acesso em: 20 dez.2017.

GOOGLE CARDBOARD. Google. Disponível em: https://vr.google.com/cardboard/index.html. Acesso em: 21 dez.2017.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2009.

MALLMANN, Andréia Denise. Mídia fluida: um estudo midiológico aplicado na BBC. Porto Alegre, 2010. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Orientação: Profª Drª Mágda Rodrigues da Cunha. In: Meriva PUC-RS. Disponível em: http://meriva.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/2082/1/000425202- Texto%2bCompleto-0.pdf. Acesso em: 21 dez.2017.

NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

PAVLIK, John. Journalism and New Media. New York: Columbia University Press, 2001. Tradução de trecho original em inglês. Columbia University. Disponível em: https://cup.columbia.edu/book/journalism-and- new-media/9780231114837. Acesso em: 20 dez.2017.

PRYOR, Larry. Immersive News Technology: Beyond Convergence. USC Annenberg Online Journalism Review. Disponível em www.ojr.org/ojr/technology/1017962893.php. 2000. Acesso em: 21 dez.2017.

SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: Da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

TASTER – BBC. In: Taster BBC. Disponível em: https://www.bbc.co.uk/taster. Acesso em: 21 dez.2017. THOMPSON, Mark. Discurso do diretor geral da BBC publicado em 2006. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/trust/bbcdirectorgeneral/speech2006. Acesso em: 21 dez.2017.

Downloads

Publicado

04-12-2017

Como Citar

Tarapanoff, F. P. de A. (2017). JORNALISMO IMERSIVO: NOVA PRAXIS JORNALÍSTICA NA BBC. Arte 21, 9(2), 58–72. https://doi.org/10.62507/a21.v9i2.118

Edição

Seção

Artigos