DOCUMENTÁRIO COMO NARRATIVA DA MEMÓRIA E DIÁLOGO: A BUSCA DO OUTRO NO CINEMA DE PATRÍCIO GUZMÁN, EDUARDO COUTINHO E LEON HIRSZMAN
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v9i2.116Palavras-chave:
documentário, memória, América LatinaResumo
A partir da análise afetiva de alguns documentários dos diretores Patrício Guzmán (Nostalgia da Luz, O botão de pérola, A cordilheira dos Sonhos), Eduardo Coutinho (Cabra Marcado para Morrer) e Leon Hirszman (a trilogia Imagens do Inconsciente), com base na leitura cultural, em entrevistas dos autores e colaboradores e com referenciais sobre entrevista e diálogo no documentário, narrativas polifônicas, compreensão e complexidade nas narrativas documentais e em diálogo com autores(as) como Bill Nichols, Edgar Morin, Cremilda Medina, Silvio Da-Rin , Consuelo Lins, Amir Labaki e outros, este artigo busca analisar e compreender relações entre a obra documental desses importantes autores-documentaristas, a busca do outro em seus “personagens” e entrevistados, a construção de uma memória coletiva a partir das memórias individuais nas suas visões subjetivas e os contextos de múltiplas expressões culturais, sociais, políticas e históricas da América Latina, representadas em seus filmes.Referências
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Filmografia:
COUTINHO, Eduardo. Cabra marcado para morrer (1964-1984). DVD. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles, 2014. GUZMÁN, Patricio. Nostalgia da luz (2010). DVD. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles, 2015. GUZMÁN, Patricio. O botão de pérola (2015). DVD. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles, 2017.
GUZMÁN, Patricio. A cordilheira dos sonhos (2019).
HIRSZMAN, Leon. Imagens do inconsciente (1983-1986). DVD. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles, 2015.
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