SERGIO RODRIGUES, ZANINE CALDAS, LOJA BRANCO&PRETO E LINA BO BARDI - ARQUITETOS/DESIGNERS/ FABRICANTES: AS RELAÇÕES PROJETUAIS ENTRE ARQUITETURA E O DESIGN E AS CARACTERÍSTICAS DE SEUS MÓVEIS
DOI:
https://doi.org/10.62507/a21.v8i1.110Palavras-chave:
Arquitetura moderna, Design, MobiliárioResumo
O presente artigo aborda o trabalho de profissionais, que permearam entre o desenvolvimento de projetos de arquitetura e de mobiliário e o acompanhamento de sua produção. Estuda-se, de forma conjunta, ambos os projetos, operando com a hipótese de que existem relações entre as soluções adotadas na arquitetura e no mobiliário elaborados pelo mesmo profissional, aborda-se também a forma com que se trabalha com a matéria-prima e as técnicas construtivas. O objetivo geral é demonstrar soluções projetuais adotadas por profissionais, que foram atuantes no campo da arquitetura e do design de móveis e que acompanhavam o processo fabril do mobiliário, comprovando assim conhecimento sobre a matéria-prima e os seus sistemas construtivos. Após pesquisa exploratória, optou-se em abordar os projetos do arquiteto Sergio Rodrigues, Zanine Caldas, arquitetos da loja: Branco&Preto (Jacob Ruchti, Miguel Forte, Plínio Croce, Roberto Aflalo e Carlos Millan) e o trabalho da arquiteta Lina Bo Bardi. É possível perceber, nas obras desses profissionais, evidências de relações da arquitetura com o mobiliário e o claro conhecimento técnico dos materiais e das técnicas construtivas, utilizadas nos projetos dos móveis.
Referências
ACAYABA, M. M. Branco & Preto: uma história de design brasileiro nos anos 50. São Paulo: Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, 1994.
AFLALO, Marcelo. Branco & Preto. São Paulo: Paralaxe, 2005.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
ARGAN, Giulio Carlo. Walter Gropius e a Bauhaus. São Paulo: Jose Olympio, 2005.
BASTOS, Maria Aline Junqueira; ZEIN, Ruth Verde. Brasil: arquiteturas após 1950. São Paulo: Perspectiva, 2010.
BORGES, Adélia. Sérgio Rodrigues. São Paulo: Viana & Mosley, 2007.
BRAGA, Maria Lúcia; VASCONCELLOS, Marcelo. Móvel brasileiro moderno. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2012.
BRUAND, Yves. Arquitetura contemporânea no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1999.
BRUNA, P.J.V. Arquitetura, industrialização e desenvolvimento. São Paulo: Perspectiva, 1984.
CALDAS, Zanine ; VASCONCELLOS, Marcelo. Brazilian furniture design/ design brasileiro de móveis. São Paulo: Olhares, 2013.
DIAS, Bruno Silva. Mobiliário e arquitetura moderna brasileira: a contribuição da loja de móveis Branca& Preto (1952 a 1970). Dissertação de mestrado em Arquitetura e Urbanismo. Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2013.
GROPIUS, W. Bauhaus: nova arquitetura. 3. Ed. São Paulo: Perspectiva, 1972.
IRIGOYEN, Adriana. Da Califórnia a São Paulo: referências norte-americanas na casa moderna paulista 1945 e 1953. 2008. Dissertação de mestrado em Arquitetura e Urbanismo.Universidade de São Paulo, 2008.
LAWSON, Brian. Como arquitetos e designers pensam. São Paulo: Oficina de textos, 2011.
MELO, Alexandre Penedo Barbosa de. A identidade dos mobiliários da fábrica de móveis Z produzidos por José Zanine Caldas. Dissertação Universidade de São Paulo - São Carlos. São Paulo, 2001.
SANTOS, M.C.L. Móvel moderno no Brasil. São Paulo: Studio Nobel, 1995. 198 p.
SANTOS, M.C.L. Sérgio Rodrigues. Rio de Janeiro: Icatu, 2000.
SEGAWA, Hugo. Arquiteturas no Brasil 1900-1990. São Paulo: EDUSP, 1998.
SIQUEIRA, Lia; REZENDE Ivan. Conversas Ilustradas - Sergio Rodrigues. Rio de Janeiro. Editora +2 produções, 2013. 382p
SILVA, Suely Ferreira da. Zanine – Sentir e fazer. Rio de Janeiro: Ed. Agir, 1989. 1 vol. il.
TOUCEDA, Adriana Marta Irigoyen de. Da Califórnia a São Paulo: referências norte-americanas na casa moderna paulista – 1945-1960. 2005. Tese de doutorado ,Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
TOZZI, Lissa Carmona. De Sergio Rodrigues para Adolpho Bloch. São Paulo: Olhares. 2014.
VASCONCELLOS, Marcelo; BRAGA, Maria Lúcia. Móvel brasileiro moderno. São Paulo: Aeroplano, 2012.
XAVIER, Alberto. Depoimento de uma geração. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Bruno Dias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Arte 21 têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0