AS “TRÊS MARIAS” EM TEMPOS DE CURADORIA DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v7i2.103

Palavras-chave:

Curadoria Digital, Três Marias, Acervo

Resumo

Museus, arquivos e bibliotecas são instituições que, historicamente, dedicam-se a organizar, preservar e dar acesso aos seus acervos, considerados patrimônio histórico e cultural, tendo como missão comum tornar acessível a informação contida em seus documentos. Nesse sentido, ao buscar aproximações entre museólogos, arquivistas e bibliotecários, justificando que mesmo com suas diferenças institucionais e profissionais, contribuem de forma complementar para a organização da informação nas instituições, existindo entre si fortes laços de parentesco, Johanna Smit (1993) nos apresenta a perspectiva das “Três Marias”.

Biografia do Autor

Clarissa Schmidt, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense – UFF, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense - PPGCI/UFF e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ) da UNIRIO.

Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). 

Mestre em História Social e bacharel em Ciências Sociais, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

 

 

Referências

SMIT, J. W. O documento audiovisual ou a proximidade entre as 3 marias. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 26, n. 1/2, p. 81-85, 1993.

Downloads

Publicado

05-12-2016

Como Citar

Schmidt, C. (2016). AS “TRÊS MARIAS” EM TEMPOS DE CURADORIA DIGITAL. Arte 21, 7(2), 103–105. https://doi.org/10.62507/a21.v7i2.103