POTENCIALIDADES TURÍSTICAS, MUSEAIS E CURATORIAIS EM ESPAÇOS CEMITERIAIS – O CASO DO CEMITÉRIO CONSOLAÇÃO EM SÃO PAULO

Autores

  • Mozart Alberto Bonazzi da Costa Universidade Cidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.62507/a21.v7i2.102

Palavras-chave:

Arte tumular, Conservação, Restauração, Turismo cultural, Espaço cemiterial

Resumo

O conjunto de obras artísticas e arquitetônicas distribuído pelos espaços cemiteriais paulistas, como o Cemitério Consolação, surpreende pela qualidade e variedade de tipos de exemplares representativos de diversos períodos históricos, onde estilos sucederam-se em atendimento a tendências que buscavam colocar a capital paulista nos trilhos da modernidade. Desse período, existe hoje um significativo número de originais remanescentes, que fazem daquele um espaço museal de grande qualidade. Para que possam servir como centros de preservação de originais, integrando-se ao turismo cultural, é necessário contar com eficientes sistemas de conservação e, quando inevitável, de restauração. Certamente, a qualidade das obras lá expostas o justifica.

Biografia do Autor

Mozart Alberto Bonazzi da Costa, Universidade Cidade de São Paulo

Graduado em Artes Plásticas e em Educação Artística, pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP; Mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista - UNESP, e, Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP.

Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID e integra o Grupo de Pesquisa Barroco Memória Viva (UNESP/CNPq).

Referências

Bonazzi da Costa, M. A. A Talha no Estado de São Paulo: determinações tridentinas na estética quinhentista, suas projeções no Barroco e a fusão com a arte palaciana no Rococó (Tese de Doutorado, FAUUSP, 2014).

Bonazzi da Costa, M. A. (Org.). Conservação de bens tumulares: caderno dirigido aos concessionários. São Paulo: Limiar, 2016.

Bonazzi da Costa, M. A. (Org.). Práticas de conservação de bens tumulares: publicação dirigida aos profissionais. São Paulo: Limiar, 2016.

Downloads

Publicado

05-12-2016

Como Citar

Costa, M. A. B. da. (2016). POTENCIALIDADES TURÍSTICAS, MUSEAIS E CURATORIAIS EM ESPAÇOS CEMITERIAIS – O CASO DO CEMITÉRIO CONSOLAÇÃO EM SÃO PAULO. Arte 21, 7(2), 86–102. https://doi.org/10.62507/a21.v7i2.102